Padre Fellinto
Artigos
 
 
19.Fev - O Combate Espiritual
O Combate Espiritual

Queridos irmãos e irmãs na Fé, nós comumente ouvimos muitas pregações sobre diversos aspectos da nossa vida cristã, as quais nos iluminam o coração e a mente, nos levando a superar desafios e a serenar o coração. Porém, há uma realidade da qual ninguém está livre: o Combate Espiritual! Vejamos o que nos diz a Palavra de Deus, a partir de Efésios 6, 10-18: "10Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder.11Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.12Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.13Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.14Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça,15e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.16Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.17Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.18Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos". 


São Paulo Apóstolo adverte aos cristãos de Éfeso e a nós também que tenhamos a atenção indispensável de nos "fortalecer no Senhor". Mas por quê? Este conselho não seria dado se não fosse mais do que necessário! Esta palavra nos é dada porque  estamos participando de um intenso Combate Espiritual. Alguém pode dizer: 'Mas eu não acredito nisso; minha vida é tranquila!' Mas não importa que você acredite ou não, queira ou não queira: Todos estamos no meio dessa batalha entre o Céu e o mundo da perdição. Antes mesmo que nós nascêssemos, o mundo, a humanidade já estavam no meio dessa batalha! Precisamos nos fortalecer no Senhor; é algo urgente, pra agora mesmo! São Paulo especifica:   "11Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.12Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares".


É verdade que existem pessoas que batem de frente conosco gerando conflitos e quem não sabe como lidar com isso, acaba tendo sua paz roubada. Mas a Palavra de Deus vai mais além, ela fala daqueles que agem como braço operativo do mal no mundo, os espíritos do mal que estão por todos os lados, nos bastidores de todas as tramas. E quando não nos defendemos, quando não nos preparamos para enfrentar e vencer, somos atingidos e muitas pessoas caem e passam a sofrer muito. Quantos sofrem a opressão do mal no alcoolismo, nas drogas, no adultério que acontecem na própria família?! Quantos são perseguidos no trabalho, na escola, na vizinhança por pessoas inteiramente entregues ao mal?! Quantos são vítimas de malefícios e bruxarias?! Quantos são atacados por espíritos de incredulidade, de soberba, de ruína, de morte e doenças?!


Várias pessoas já me relataram experiências terríveis de sofrimentos e foram firmes na compreensão da causa de tudo isso: Aquilo tudo era coisa do demônio! E era mesmo! Há pessoas céticas que atribuem todos os sofrimentos ao próprio ser humano. Mas a Palavra de Deus nos ensina que nós precisamos nos preparar para enfrentar e nos defender de todos males. É preciso  buscar forças no Senhor  da seguinte forma:"11Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio". Fortalecer-se no Senhor significa "revestir-se da armadura de Deus!"  E que armadura é essa? Será algum equipamento bélico? Onde posso conseguí-la? Essa armadura é uma vivência de cada dia das Santas Virtudes, da Palavra de Deus,  no Divino Espírito Santo. São Paulo nos ensina esse caminho:  13Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.14Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça,15e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.16Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.17Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.18Intensificai as vossas invocações e súplicas".  


Todos lutamos pra viver em paz, assistidos pela Divina Providência nas nossas necessidades. Experimentamos momentos de tranquilidade e de harmonia. Mas também surgem dificuldades e nestes tempos tem se manifestado com muita intensidade os ataques do mal contra nós! Você mesmo não tem passado por tribulações que lhe causaram muitos sofrimentos, sobretudo nos últimos meses? Mas veja: O mal não é onipotente! O mal tem força, mas nós podemos ser mais fortes! É preciso buscarmos forças em Deus Nosso Senhor, revestirmo-nos de sua armadura! E o primeiro passo é a Reconciliação com Deus no Sacramento da Penitência. Sim, é preciso voltar à Graça de Deus! Os santos nos ensinam que a única forma de nos defendermos eficazmente do mal é vivendo na Graça de Deus! Depois, é preciso ter uma vida de Oração, particularmente o Santo Rosário de Nossa Senhora.  É preciso participar diaremente da Santa Missa, se possível, mas indispensavelmente nos Domingos e dias santos. 


É necessário revertir-se da Armadura de Deus, sabe por quê?  "...para que possais resistir às ciladas do demônio" e "...para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever". Não há outro caminho de vitória! É hora de se levantar, de dar uma sacudida na vida e se decidir firmemente por Deus! Não há mais tempo para ficar em cima do muro! Nosso Senhor Jesus Cristo , em Mateus 5, 37 diz: "Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno". Não perca mais tempo! Procure o quanto antes sua reconciliação com Deus na Confissão! Revista-se da Armadura de Deus! Combata o Bom Combate! Seja firme! 




Pe. Fellinto Oliveira Britto


Indique a um amigo
 
 
 

Copyright © 2018 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.