Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
05.Abr - 'Gaudete et Exsultate' será a nova exortação do Papa Francisco

“Gaudete et Exsultate” é o nome da nova exortação apostólica do Papa Francisco que será divulgada na próxima segunda-feira, 9. O terceiro documento desse tipo no pontificado de Francisco trata do chamado à santidade no mundo contemporâneo.  


A informação foi anunciada pelo Vaticano nesta quinta-feira, 5, informando que o documento será apresentado em coletiva de imprensa na Sala de Imprensa da Santa Sé com a participação do vigário geral do Papa para a diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis, do jornalista Gianni Valente e de Paola Bignardi, da Ação Católica. 


Em cinco anos de pontificado, Papa Francisco soma duas exortações apostólicas, duas encíclicas e 46 cartas apostólicas, sendo 18 delas, Motu Proprio. A primeira exortação do Santo Padre, intitulada “Evangelii Gaudium”, de novembro de 2013, foi destinada ao clero, aos consagrados e aos leigos e tem como centralidade o anúncio do evangelho no mundo atual.


Na exortação, o Pontífice desenvolve o tema da “alegria do evangelho” e atribui a ela a capacidade de encher o coração e a vida daqueles que se encontram com Jesus. “Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”, observou Francisco no início do documento que convida os fiéis a uma nova etapa evangelizadora.


Dedicada ao amor na família, a segunda exortação do Santo Padre, “Amoris Laetitia”, foi publicada em março de 2016 em meio a constatação de numerosas crises no matrimônio, observadas por padres sinodais. O documento, surgiu segundo Francisco, como resposta ao anseio e desejo entre os jovens de que a instituição família permaneça viva. “O anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia”, frisou o Papa.


À encíclica “Lumen Fidei”, considerada a primeira encíclica e o primeiro documento de Francisco enquanto Papa, é atribuída a marca da transição do papado de Bento XVI. O documento que trata sobre a luz da fé, é de autoria conjunta do Papa Emérito Bento XVI e do Papa Francisco, e busca recuperar o caráter de luz específica da fé, capaz de iluminar a existência humana. A segunda encíclica, de cunho ecológico, a “Laudato Si” (2015), foi enfatizada pelo Papa como um documento de cunho social. Focada na “conversão ecológica”, a encíclica pede cuidado com a casa comum e apela a uma mudança no estilo de produção e consumo. 


As 18 cartas apostólicas Motu Proprio se dividem em temas que afligem o clero, como renúncia por motivo de idade, código de direito canônico, comunicação, dicastérios, reformas, prevenção e combate à lavagem de dinheiro, e aprovação de estatutos. Assuntos ligados à família e ao matrimônio também foram dissertados. 


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.