Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
16.Fev - 'Sejam fiéis às suas raízes', diz Papa a membros do Augustinianum

O Papa Francisco recebeu na manhã deste sábado, 16, na Sala Clementina, no Vaticano, a comunidade acadêmica do Instituto Patrístico Augustinianum de Roma, por ocasião dos 50 anos de fundação da escola. Logo no início do discurso aos docentes, alunos, conselheiros, colaboradores e administradores da faculdade, o Pontífice se congratulou com todos pelo aniversário jubilar, enaltecendo o valor dos sábios em idade avançada, os professores em pensão, que “quando chegam naquela idade são de uma simplicidade grandiosa, que faz muito bem”.


Meio século de contribuição à tradição católica


Ao dar graças a Deus por tudo que o instituto realizou nesse meio século de vida, o Papa voltou às origens e à tradição da Ordem Agostiniana em Roma, com os estudos “dedicados às ciências sagradas, em especial aos Padres da Igreja, a Santo Agostinho e seu legado”. O Augustinianum “foi fundado para contribuir a preservar e transmitir a riqueza da tradição católica, sobretudo a tradição dos Padres”, disse o Papa.


“Essa contribuição é essencial para a Igreja. Foi sempre, mas especialmente na nossa época, como afirmou São Paulo VI no discurso de inauguração do Instituto: ‘o retorno aos Padres da Igreja’, disse ele, ‘faz parte do recuperar as origens cristãs, sem as quais não seria possível atuar na renovação bíblica, na reforma litúrgica e na nova pesquisa teológica pretendida do Concílio Ecumênico Vaticano II’ (4 de maio de 1970).”


Francisco também citou São João Paulo II, quando visitou a escola em 1982, enaltecendo os valores do instituto que ajudam a “conhecer melhor Cristo e a conhecer melhor o homem”, num conhecimento que ajuda “a Igreja na suamissão” (7 de maio de 1982).


Responsabilidade na vida da Igreja


O Papa, então, usou da recente Constituição Apostólica Veritatis gaudium e o exemplo de Santo Agostinho para incentivar a comunidade patrística:


“Encorajo vocês a serem fiéis às suas raízes e à sua tarefa; a perseverar no empenho de comunicar os valores intelectuais, espirituais e morais que possam preparar os seus estudantes a participar com sabedoria e responsabilidade na vida da Igreja e nos debates sobre os desafios cruciais do nosso tempo. Tal serviço é estreitamente ligado à evangelização e contribui a promover o crescimento da família humana em direção à sua definitiva plenitude em Deus (Const. Ap. Veritatis gaudium, 1).”


Francisco finalizou o discurso exortando a rezarem um pelo outro, porque se faz necessário e “é importante numa instituição”, para que o Senhor anime no empenho diário de pesquisa, ensinamento e estudo.


Escola patrística de excelência de Roma


O Augustinianum é um instituto de especialização e pesquisa teológica patrística, onde a Tradição da Igreja, ou seja, a transmissão viva da fé cristã dos primeiros séculos ocupa um lugar de destaque. O instituto completa meio século de experiência na didática e na pesquisa, formou estudiosos que hoje ensinam em universidades pontifícias de prestígio, além de leigos de todo o mundo. Inclusive os professores representam uma excelência no panorama científico católico internacional.


O Pe. Alejandro Moral Antón, Prior Geral dos Agostianianos e Moderador geral do Instituto, ao saudar o Papa salientou o legado do patrono Santo Agostinho, prometendo estudar os autores de um passado distante, “mas sempre fecundo, empenhando-se a viver e a transmitir às gerações futuras o frescor e a alegria do Evangelho”.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.