Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
17.Abr - 56ª Assembleia Geral: bispos falam sobre comunicação e diálogo ecumênico

O diálogo inter-religioso, o Sínodo dos Jovens (que ocorre em outubro deste ano) e um documento com orientações pastorais para as mídias católicas deram o tom da coletiva de imprensa da 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada nesta terça-feira, 18.


“Há algum tempo, os bispos pedem uma palavra orientativa e até, vamos dizer, normativa, às mídias de orientação católica em questões como, por exemplo, doutrina, liturgia, a postura política, a venda de produtos religiosos por meio das mídias de comunicação, são muitas questões. Clamava-se por uma orientação por parte da CNBB. É disto que se trata este documento”, explicou Dom Darci Nicioli, bispo de Diamantina (MG).


Esse documento, que vem sendo preparado há mais de um ano, traz a visão única e uniforme de diversos preceitos da Igreja. “Assim acredito que possamos dar um testemunho público e explícito de compromisso, comunhão e unidade como Igreja, expurgando qualquer tipo de concorrência que são tão presentes nos meios não-confessionais”, disse.


O diálogo ecumênico


Dom Francisco Biasini, bispo de Barra do Piraí e Volta Redonda (RJ), falou a respeito dos desafios do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. “Ser cristão é ser ecumênico”, afirmou o religioso. “No DNA do ser cristão existe o diálogo, o acolhimento, o ir ao encontro do outro. E junto com esta afirmação há também a constatação que parte dos Evangelhos: o cristianismo nasceu plural e não monolítico. O próprio Jesus teve um olhar muito especial para as pessoas que não eram de Israel”, reiterou.


Dom Biasini ainda chamou atenção dos extremismos, fundamentalismo e opiniões polarizadas que dominam os debates na sociedade. É preciso haver equilíbrio e tolerância para com a opinião do outro. “Essas polarizações impedem o diálogo e constroem muros entre as pessoas, as igrejas, entre classes e minorias esquecidas por quem detém o poder. A Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso tem como vocação dentro e fora da Igreja de levar a atitude do diálogo e do respeito”, declarou.


Durante sua fala, o bispo da região sul-fluminense citou o relacionamento fraterno que a Igreja Católica mantém com a Igreja Luterana. “Este relacionamento pode se tornar até paradigmático para outras confissões cristãs”, disse.


Sínodo dos Jovens


Dom Vilson Basso, bispo da cidade de Imperatriz (MA), falou a respeito da vocação dos jovens dentro da Igreja, lembrando o Sínodo dos Jovens, previsto para outubro deste ano. “A Igreja quer de fato oferecer aos jovens uma experiência com Deus, que eles possam de fato se encontrar com Jesus”, disse o bispo.


O trabalho da Igreja, segundo o bispo, é fomentar a vontade no jovem de se tornar um evangelizador, de levar a Palavra de Deus ao mundo.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.