Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
05.Dez - 6 recomendações da Igreja para viver o Advento

O Advento é um tempo de preparação para receber o Natal, no qual celebramos o nascimento de Jesus Cristo; e para vivê-lo corretamente, o Vaticano elaborou uma série de recomendações.


As recomendações que apresentamos a seguir estão no Capítulo IV do Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia, elaborado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da santa Sé e publicado em 2002.


 


1. Meditar sobre a fé e humildade de Maria


O Vaticano recordou que, durante o Advento, “a Liturgia celebra com frequência e de modo exemplar a Virgem Maria”, especialmente na Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro.


Por isso, convida a refletir sobre “a atitude de fé e de humildade com que Maria de Nazaré aderiu, total e imediatamente, ao projeto salvífico de Deus”. A Santa Sé recomendou rezar a Novena a Imaculada Conceição, a qual teve início em 29 de novembro e pode ser encontrada AQUI.


 


2. Não cair no consumismo







Por isso, recomendaram orar e meditar para não esquecer o sentido do Advento e celebrar o nascimento de Jesus “em um clima de sobriedade e de simplicidade alegre e com uma atitude de solidariedade para com os pobres e marginalizados”.


 


3. Que toda a família monte o presépio de Belém


A Santa Sé recomendou que toda a família participe na montagem do presépio, porque é uma oportunidade para que “entrem em contato com o mistério do Natal”.


Convidaram a que “se recolham em um momento de oração ou de leitura das páginas bíblicas referentes ao episódio do nascimento de Jesus”.


 


4. Rezar a Novena de Natal


O Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia indica que a Novena de Natal é um exercício de piedade valioso que ajuda a preparar o coração nos dias anteriores à celebração do nascimento do Menino Jesus.


Destacaram que é uma prática antiga que “nasceu para comunicar aos fiéis as riquezas de uma Liturgia à qual não tinham fácil acesso”.


A Novena de Natal começará no dia 16 de dezembro e terminará em 24 de dezembro.


 


5. Aprofundar-se nas leituras bíblicas que convidam à conversão


A Santa Sé recomendou aprofundar-se nas passagens bíblicas que são lidas durante o Advento, porque convidam à conversão “mediante a voz dos profetas e, sobretudo, de João Batista”.


Recordaram que “Deus mantinha, mediante as profecias, a esperança de Israel na vinda do Messias” e que “está solidamente enraizada no povo cristão a consciência da longa espera que precedeu a vinda do Salvador”.


 


6. Participar da oração da Coroa do Advento


O Vaticano indicou que a oração da coroa e acender as suas quatro velas se “tornou um símbolo do Advento nos lares cristãos”.


Destacaram que ao acender cada vela, correspondente aos quatro domingos do Advento, recorda-se “as diversas etapas da história da salvação antes de Cristo”.


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.