Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
15.Nov - Arte sacra abraça comunidades e ajuda a aumentar número de fiéis

Começa nesta quinta-feira (15) um encontro sobre a arte sacra e as igrejas erguidas nos últimos 50 anos em Roma, evento ambientado nos Museus Vaticanos e no Maxxi, o Museu Nacional das Artes do Século XXI. Durante dois dias, estudiosos de história da arquitetura, da arte e da Igreja irão analisar as questões pertinentes à arte sacra a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), considerada a primeira abertura importante da Igreja para a arte contemporânea, às suas aplicações até hoje.


 


 


O tema é vasto e complexo pela evolução dos espaços sacros, mas pode ser delimitado por diferentes artistas e nações. No Brasil, por exemplo, muitas igrejas estão em construção, o que significa, segundo a artista plástica Mari Bueno, de Sinop/MT, que o período de trabalhos com arte sacra não está estagnado.







Arte sacra a serviço da Igreja





É uma área de estudos, comenta a brasileira, que “está a serviço da Igreja” e acessível a todos. A arte sacra, acrescenta Mari, “já fala por si”, porque as pessoas não precisam parar na imagem para ficar admirando os traços ou as habilidades artísticas. “A arte sacra leva à transcendência”.


Artista plástica há mais de dez anos, a brasileira começou a trabalhar sobre temas relacionados à Amazônia, indígenas, flora e fauna. O primeiro dos trabalhos foi a pintura da catedral de Sinop, localizada no início da floresta amazônica. O painel principal, por exemplo, mostra a teologia voltada para a preservação do meio ambiente com Jesus Cristo em meio à Amazônia, envolvido por painéis secundários que remetem à natureza. “A arte sacra é um tema bem generalizado: pode ter embasamento bíblico, mas também pode ser a arte que retrata a natureza, a preservação, a ecologia, também com um cunho de ser sacra.”


 


Etapas de trabalho que envolve a comunidade


Mari Bueno explica que a obra não se resume ao trabalho feito no espaço de culto, por exemplo, mas ao contexto desenvolvido em cima dele e dentro da própria comunidade:


“Meu primeiro passo é conhecer essa comunidade: como ela é, quem são as pessoas que participam da Igreja, estar por dentro da história dessas pessoas. A partir daí a gente começa a entender as necessidades e as coisas essenciais dessa igreja; e, depois, então, parto para o estudo, desde a localização e costumes, questão teológica, litúrgica e pastoral. E aí começo a criar as imagens para o espaço, com uma unidade, onde nada é aleatório, com contexto e sentido catequético; e a definição da técnica, das cores e do material que irão ser utilizados para a revitalização do espaço. Então, a execução do projeto.”







“ Há uma resposta muita bonita da comunidade: muitas vezes com número de fiéis que dobrou, ao abraçar sempre mais pessoas. ”





Arte sacra da catequese à homilia e ao aumento de fiéis


A artista plástica explica ainda que a obra não termina aí, porque o trabalho, com a finalização, é explicado para a comunidade já que na arte sacra tudo tem um significado: da cor aos elementos colocados, com embasamento teológico, seguindo a Igreja e as suas normativas que orientam os artistas plásticos para a execução nos espaços sagrados.


 


Um trabalho que também pode ser utilizado na evangelização da comunidade, nas aulas de catequese ou mesmo como ilustração da homilia na missa: uma arte sacra à serviço da Igreja.


 


“Fui fazer um trabalho numa estrutura mais econômica, de pré-moldado, que estava pra ser terminada há 10 anos. A comunidade da Igreja de São Mateus foi atrás de doações e, unidos na fé e na colaboração, conseguimos terminar a obra. E, depois de organizados espaços como esse, há uma resposta muita bonita da comunidade: muitas vezes com número de fiéis que dobrou, ao abraçar sempre mais pessoas.”


 


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.