Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
29.Nov - Bispos aprofundam “políticas públicas”, tema da CF 2019

Os membros do Conselho Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Consep), reunidos em Brasília (DF), deram continuidade aos estudos sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”, já iniciado com um grupo de especialistas que resultará no texto-base orientador do trabalho e aprofundamento das comunidades.


 A metodologia da Conferência na preparação das campanhas sempre considera um tempo remoto de preparação no qual se busca formatar um programa sólido de reflexão para oferecer às comunidades um texto-base com elementos relacionados à realidade abordada (ver), a análise a partir do que é próprio da Igreja, considerando a Palavra de Deus e a doutrina (julgar) e à ação concreta de transformação (agir) para manter o centro da espiritualidade quaresmal que apela para a conversão.


O tema das políticas públicas foi definido pelo Consep no correr do ano de 2017  considerando o processo de junto as dioceses que se faz todos os anos por ocasião da avaliação da Campanha da Fraternidade. Relevante no campo do debate público, as políticas públicas têm a ver com a orientação de toda a movimentação política. A Igreja se manifesta, deste modo, no âmbito da pedagogia da cidadania.


A CF 2019 vai aprofundar o que são as políticas públicas enquanto garantidoras de direitos, buscará fazer a distinção entre política de governo e políticas de estado, bem como vai tratar do processo de uma política pública – da agenda à avaliação e monitoramento.


Campanha da Fraternidade – A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica, iniciada na década de 1960, tem grande penetração no interior das comunidades e ao longo das últimas décadas tem motivado muitas ações com significado especial no enfrentamento dos maiores problemas do Brasil. A próxima campanha, em 2018, vai tratar do tema “Fraternidade e superação da violência” e será lançada na quarta-feira de cinzas.


Fonte: CNBB

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright © 2017 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.