Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
21.Mar - Bispos refletem sobre a Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência foi tema do painel de reflexão apresentado pelo professor Guilherme Delgado, Doutor em Economia, ex-integrante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), na primeira sessão da tarde desta terça-feira, 21, da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na introdução da sua palestra, ele lembrou que o tema tem sido colocado num debate ideológico, o que compromete a verdade dos fatos. 


Durante a exposição feita aos bispos, Guilherme recordou que: “a Previdência Pública, no sistema constitucional, traz dois corpos distintos: um se refere aos servidores públicos e o outro em relação ao restante dos trabalhadores. Ambos os casos são administrados pelo Estado no Brasil. Nos anos de 2000 a 2013, a Previdência Pública recebeu um ´boom´ de afiliação que chegou a mais de 60% da população economicamente ativa e esse fato exigiria uma reforma da Previdência para garantir a preservação de direitos”. 


“Uma PEC do governo Fernando Henrique Cardoso, em 1998, pedia a constituição de um Fundo que pudesse assegurar que as contribuições das empresas, dos trabalhadores e os tributos – de acordo com a gestão - pudessem garantir o equilíbrio do sistema”, e esse Fundo não foi constituído, alertou professor Guilherme. 


O conceito de Previdência Social, por outro lado, preconizado pela Organização Internacional do Trabalho, é um sistema de proteção social e não um sistema de acumulação financeira. Por causa disso, é preciso considerar a existência dos três pilares: contribuição dos trabalhadores, contribuição das empresas e a parte do Estado. “É preciso questionar a Reforma da Previdência” no quesito da fundamentação ética sobre a proteção social, a inclusão social, o que sugere a ideia original da Previdência Social, afirmou o professor.


Os bispos do Conselho Permanente apresentaram suas preocupações e comentários sobre o tema levantando aspectos diferentes e manifestando a ênfase na responsabilidade e gravidade no debate sobre o tema.


Fonte: CNBB

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.