Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
28.Nov - Catequese do Papa Francisco - 28/11/2018

CATEQUESE DO PAPA FRANCISCO
Sala Paulo VI – Vaticano
Quarta-feira, 28 de novembro de 2018


 


Boletim da Santa Sé 
Tradução: Jéssica Marçal (Canção Nova) 


 


Queridos irmãos e irmãs, bom dia! 


 


Na catequese de hoje, que conclui o percurso sobre os Dez Mandamentos, podemos utilizar como tema-chave aquele dos desejos, que nos permite repercorrer o caminho feito e reassumir as etapas realizadas lendo o texto do Decálogo, sempre à luz da plena revelação em Cristo. 


 


Partimos da gratidão como base da relação de confiança e de obediência: Deus, vimos, não pede nada antes de ter dado muito mais. Ele nos convida à obediência para nos resgatar do engano das idolatrias que tanto poder têm sobre nós. De fato, procurar a própria realização nos ídolos deste mundo nos esvazia e nos escraviza, enquanto aquilo que nos dá estatura e consistência é a relação com Ele que, em Cristo, nos torna filhos a partir da sua paternidade (cfr Ef 3, 14-16). 


 


Isso implica um processo de benção e de libertação, que são o repouso verdadeiro, autêntico. Como diz o Salmo: “Só em Deus repousa a minha alma: só dele me vem a minha salvação” (Sal 62, 2). 


 


Esta vida livre se torna acolhimento da nossa história pessoal e nos reconcilia com aquilo que, da infância ao presente, vivemos, fazendo-nos adultos e capazes de dar o peso certo às realidades e às pessoas da nossa vida. Por este caminho entramos na relação com o próximo que, a partir do amor que Deus mostra em Jesus Cristo, é um chamado à beleza da fidelidade, da generosidade e da autenticidade.  


 


Mas para viver assim – isso é, na beleza da fidelidade, da generosidade e da autenticidade – precisamos de um coração novo, inabitado pelo Espírito Santo (cfr Ez 11, 19; 36-26). Eu me pergunto: como acontece este “transplante” de coração, do coração velho ao coração novo? Através do dom dos desejos novos (cfr Rm 8,6); que são semeados em nós pela graça de Deus, de modo particular através dos Dez Mandamentos levados a cumprimento por Jesus, como Ele ensina no “sermão da montanha” (cfr Mt 5, 17-48). De fato, na contemplação da vida descrita pelo Decálogo, ou seja, uma existência grata, livre, autêntica, abençoada, adulta, protetora e amante da vida, fiel, generosa e sincera, nós, quase sem perceber, nos encontramos diante de Cristo. O decálogo é a sua “radiografia”, descreve-o como um negativo fotográfico que deixa aparecer a sua face –  como no Santo Sudário. E assim o Espírito Santo fecunda o nosso coração colocando nele os desejos que são um dom seu, os desejos do Espírito. Desejar segundo o Espírito, desejar no ritmo do Espírito, desejar com a música do Espírito. 


 


Olhando para Cristo vemos a beleza, o bem, a verdade. E o Espírito gera uma vida que, seguindo esses desejos, brota em nós a esperança, a fé e o amor. 


 


Assim, descobrimos melhor o que significa que o Senhor Jesus não veio para abolir a lei, mas para dar realização, para fazê-la crescer, e enquanto a lei, segundo a carne, era uma série de prescrições e de proibições, segundo o Espírito esta mesma lei se torna vida (cfr Jo 6, 63; Ef 2, 15), porque não é mais uma norma, mas a própria carne de Cristo, que nos ama, nos procura, nos perdoa, nos consola e no seu Corpo recompõe a comunhão com o Pai, perdida pela desobediência do pecado. E assim a negatividade literária, a negatividade na expressão dos mandamentos – “não roubar”, “não insultar”, “não matar” – aquele “não” se transforma em uma atitude positiva: amar, dar lugar aos outros no meu coração, todos desejos que semeiam positividade. E esta é a plenitude da lei que Jesus veio nos trazer. 


 


Em Cristo, e somente Nele, o Decálogo deixa de ser uma condenação (cfr Rm 8,1) e se torna a autêntica verdade da vida humana, isso é, desejo de amor – aqui nasce um desejo de bem, de fazer o bem – desejo de alegria, desejo de paz, de magnanimidade, de benevolência, de bondade, de fidelidade, de mansidão, domínio de si. Daquele “não” se passa a este “sim”: a atitude positiva de um coração que se abre com a força do Espírito Santo. 


 


Eis para que serve buscar Cristo no Decálogo: para fecundar o nosso coração para que seja cheio de amor e se abra à obra de Deus. Quando o homem satisfaz o desejo de viver segundo Cristo, então está abrindo a porta para a salvação, a qual não pode chegar, porque Deus Pai é generoso e, como diz o Catecismo, “tem sede de que nós tenhamos sede dele” (n. 2560). 


 


Se são os maus desejos que arruínam o homem (cfr Mt 15, 18-20), o Espírito coloca no nosso coração os seus santos desejos, que são a semente da vida nova (cfr 1 Jo 3, 9). A vida nova, de fato, não é o titânico esforço para ser coerentes com uma norma, mas a vida nova é o próprio Espírito de Deus que inicia a nos conduzir até seus frutos, em uma feliz sinergia entre a nossa alegria e de ser amados e a sua alegria de nos amar. Se encontram as duas alegrias: a alegria de Deus de nos amar e a nossa alegria de sermos amados. 


 


Eis o que é o Decálogo para nós cristãos: contemplar Cristo para nos abrir a receber o seu coração, para receber os seus desejos, para receber o seu Santo Espírito. 


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.