Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
20.Dez - Centenário de Fátima: Bispos portugueses lançam carta pastoral

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou na última sexta-feira (17), a carta pastoralFátima, sinal de esperança para o nosso tempo”, que assinala o centenário das Aparições na Cova da Iria.


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou na última sexta-feira (17), a carta pastoralFátima, sinal de esperança para o nosso tempo”, que assinala o centenário das Aparições na Cova da Iria.


“No centenário das aparições da Virgem Maria, em Fátima, desejamos dar graças a Deus por nos permitir viver este acontecimento, que nos enche de júbilo, e reafirmar a atualidade da sua mensagem para a revitalização da nossa fé e do nosso compromisso evangelizador”, afirmam os Bispos portugueses no início na mensagem.


Segundo os bispos, “ao longo de todos estes cem anos, a peregrinação a Fátima revitalizou a féde muitos crentes cansados, suscitou a conversão de muitos corações endurecidos, reafirmou a pertença eclesial de muitos batizados desorientados, tornou possível que muitos indiferentes redescobrissem o Evangelho, suscitou uma religiosidade que plasmou a vida de grande parte do nosso povo”.


Ao falar sobre esta carta, no dia 13 de dezembro, o porta-voz do episcopado português, Pe. Manuel Barbosa, explicou que o documento visa a ajudar os católicos a viver o centenário das aparições “com alegria”, “reavivar a permanente atualidade da mensagem de Fátima” e o “compromisso evangelizar”.


A carta pastoral é dividida em quatro partes, começando com uma “história breve” do acontecimento do centenário. O texto fala ainda sobre a mensagem de Fátima como “bênção fecunda” para a Igreja e o mundo.


Em seguida, aborda tal mensagem “como dom e convite” para sua vivência pessoal e comunitária. Por fim, aponta Fátima em uma perspectiva de futuro “para a Igreja, Portugal e para o mundo, numa perspectiva de evangelização”, acentuando o “rosto materno da Igreja” e o “anúncio profético da misericórdia e da paz”.


Na carta, os bispos afirmam que “a mensagem de Fátima inspira a Igreja a encontrar e a aprofundar os traços do seu rosto mariano”.


“Acolhendo esta interpelação, a Igreja, sacramento universal da salvação, é levada a acolher com Maria e como ela a missão que procede de Deus, a seguir Jesus como discípula fiel e crente, a ser sensível às necessidades dos próximos e aos clamores dos distantes, a estar disposta a permanecer junto à cruz, a assumir o peso da incompreensão e da perseguição, a irradiar a glória e as primícias da ressurreição, a ser ‘hospital de campanha’ que sai ao encontro dos feridos e não “alfândega” que fecha as portas”, acrescentam.


A carta pastoral foi publicada na íntegra no site do Santuário de Fátima.


Fonte: www.acidigital.com

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.