Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
23.Mai - Coleção propõe preservação do patrimônio religioso da Igreja no Brasil

Um dos focos principais da Coleção Pastoral da Cultura é o cuidado e a preservação do patrimônio material e imaterial da Igreja no Brasil. Além disso, os livros abordam a necessidade de apropriação pelas comunidades locais onde esses patrimônios estão localizados.


A obra dividida em dois cadernos foi elaborada pelo Setor Cultura da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas). Lançada na 55ª Assembleia Geral da CNBB, a coleção tem como objetivo subsidiar e informar a respeito da riqueza e diversidade do patrimônio religioso da Igreja do Brasil.



De acordo com o assessor do Setor Cultura da CNBB, professor Josimar Azevedo, “a publicação orienta para o uso pastoral e para o potencial evangelizador dos bens culturais que compõem o acervo patrimonial da Igreja Católica em todo território nacional”, ressalta.



O primeiro volume, “Carta Circular sobre a Necessidade e Urgência da Inventariação e Catalogação dos Bens Culturais da Igreja”, chama a atenção para a urgência da preservação do patrimônio histórico-artístico da Igreja, bem como da necessidade de dar visibilidade e incentivar o uso das artes como manifestação de fé na obra evangelizadora das Igrejas particulares.


Já o segundo, “Projetos de Pastoral da Cultura”, apresenta 36 projetos, de várias partes do Brasil, relacionados com a memória, tradição, religiosidade, patrimônio, educação e arte, que foram apresentados pelos alunos concluintes do Curso de Especialização “Projetos Culturais com ênfase em Pastoral da Cultura”, oferecido pela PUC Minas Vitual, em parceria com a CNBB, no período de 2014-2016.


A comissão espera que essas publicações inspirarem ações pastorais na área da cultura nas Igrejas locais. Segundo o professor Josimar, o Setor Cultura espera, com estes cadernos, e os demais que estão sendo produzidos, oferecer material com qualidade de conteúdo, didático, de fácil acesso para subsidiar a instalação e desenvolvimento da Pastoral da Cultura na Igreja no Brasil.


Comissão


Recém-criada, a Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais da CNBB, atuando em parceria com a Pastoral da Cultura, terá o papel de fomentar o cuidado com o patrimônio cultural da Igreja no Brasil, em diálogo com os órgãos governamentais e eclesiais especializados, já que os bens culturais da Igreja constituem uma riqueza importante para a Pastoral.



Igreja de São Miguel, em estilo barroco, fica localizada em São Miguel das Missões (RS) e foi construída pelo arquiteto italiano Gian Batista Primoli, a partir de 1735 e tombada pelo Iphan em 1938.



A Comissão tem como presidente o arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG), que também preside a Comissão Episcopal para Cultura e Educação, dom João Justino de Medeiros. Também compõem a comissão o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, e o bispo de Petrópolis (RJ), dom Gregório Paixão.


“Muitas dioceses no Brasil já organizaram comissões locais e tem dispensado esforços de trabalho para a preservação dos seus bens histórico-artísticos. O objetivo da comissão será o de estimular a atuação da Igreja no Brasil a fim de que se efetive o cuidado, a preservação e o uso desse enorme patrimônio que nos foi legado pelas gerações passadas como uma expressão de fé”, destaca dom João Justino.


O professor Josimar explica que o mapeamento dos bens culturais da Igreja é uma das primeiras e principais tarefa da nova comissão e da pastoral da Cultura, que será realizada através do programa Santuário Digital, multiplataforma digital (aplicativo, portal e biblioteca digital) para mapeamento e divulgação do Patrimônio Cultural.


Fonte: CNBB

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.