Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
01.Dez - Coleta para a evangelização é colheita dos frutos do Advento, diz bispo

A Campanha para a Evangelização, idealizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em harmonia com o tempo litúrgico do Advento, que começa neste domingo, 3.


“Este tempo nos ajuda a aprofundar a nossa responsabilidade evangelizadora, que é tão necessária na Igreja, sendo que cada um de nós é responsável pelo anúncio do Evangelho de Jesus Cristo aos irmãos e irmãs”, afirma o bispo de Nazaré da Mata, no Pernambuco, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.


A Campanha começou na Festa de Cristo Rei, no último domingo, 26, e prossegue até o 3º Domingo do Advento, dia 17 de dezembro. Sua finalidade é conscientizar todos os cristãos de sua responsabilidade de evangelizar e angariar fundos para manter a obra evangelizadora da Igreja.


Uma das ações concretas da Campanha é a Coleta Nacional para a Evangelização, que acontecerá dia 17 de dezembro e será destinada ao Fundo para a Evangelização. A arrecadação visa promover a solidariedade entre os fiéis e atender regiões carentes. “É a abertura de um caminho para despertar a solidariedade de todos os católicos e pessoas de boa vontade no sustento da missão da Igreja em nosso país”, enfatiza Dom Francisco.


Sobre a Campanha



Desta vez, a Campanha está em sintonia com o Ano do Laicato e tem como tema “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Com duração de três semanas, a iniciativa tem o seu ponto alto com a Coleta Nacional em todas as comunidades católicas do país.



Dela são destinados recursos para a manutenção da sede da CNBB como também para projetos evangelizadores em todo o território nacional, onde 45% ficam na própria diocese; 20% vão para cada regional da CNBB; e 35% se destinam à CNBB Nacional.


Segundo o bispo, a coleta realizada em todas as paróquias e comunidades eclesiais é a colheita dos frutos amadurecidos no Advento a serem colocados em comum e a serviço da evangelização. “A Igreja conta com a participação de todos para comunicar o bem que ela recebeu de Jesus. Todos nós somos responsáveis pela evangelização, por isso, além da oração e da participação nas iniciativas pastorais da Igreja, somos convidados a oferecer também a nossa colaboração, representada por essa Coleta Nacional. A generosa oferta, que brota da fé e do amor a Deus, torna possível a obra evangelizadora da Igreja no Brasil”.


Advento e solidariedade


Para o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, a preparação para o Natal, nascimento de Jesus Cristo é uma oportunidade singular de nova e adequada compreensão de vida. O prelado afirma que especialmente nestas quatro semanas que antecedem o natal, a Igreja cria oportunidades importantes para se cultivar, de maneira profunda, a Palavra de Deus e, assim, fomentar e sustentar os laços de fraternidade, capacitando cada um no exercício dos gestos de solidariedade.


“São incontáveis as possibilidades, pelo percurso deste caminho do Advento, preparatório para o Natal do Senhor”, salienta o bispo.


Pensando na verdadeira e real preparação para o Natal, o arcebispo convida todos a refletirem sobre o sentido de pertença à sociedade e faz um apelo para que enxerguem, sobretudo neste tempo, os mais pobres e sofredores, nos diversos cenários da sociedade. Aproveitando o protagonismo do Ano do Laicato, segundo o arcebispo, a Campanha para a Evangelização é uma das formas de contribuir para esse gesto de solidariedade.


Fonte: CNBB

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.