Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
11.Out - Dehonianos na preparação do Sínodo

A Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos realizou de 11 a 15 de setembro, o Seminário Internacional sobre a situação juvenil, no auditório da Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma. O seminário aconteceu em preparação à 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em outubro de 2018 e dedicada aos jovens. O tema será: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.


Durante todo o evento estiveram presentes especialistas de vários lugares do mundo e jovens dos cinco continentes, discutindo a cerca dos aspectos pertinentes à realidade da juventude mundial.


Dois padres brasileiros, Dehonianos, Padre Zezinho e Padre Anísio José, foram convidados pelo Vaticano para participar do seminário, promovido pela Secretaria Geral do Sínodo. O pioneirismo do padre Zezinho, não somente nas canções religiosas, mas nos livros, retiros e reflexões para os jovens foi o motivo para tal convite da Santa Sé. O padre Anísio José foi convidado devido o seu envolvimento direto na JMJ Rio2013 e seus estudos de mestrado na área juvenil.


Mesmo com diferenças culturais dos participantes, padre Anísio destacou que algumas das questões abordadas durante a semana são comuns e já foram apontadas pelo Papa Francisco. Um exemplo é a “Igreja em saída” e a necessidade dos jovens serem acompanhados. Mas também há algumas particularidades, explica o sacerdote.


“A América Latina, que é uma Igreja muito mais viva, precisa aprender a refletir mais e melhor sobre as suas práticas. A Igreja na Europa, que é uma Igreja que reflete muito, precisa ter mais iniciativas. Tais encontros favorecem a partilha de experiências e a unidade da Igreja”, disse o padre.


A respeito do pedido do Papa para que o Sínodo seja dos jovens e para os temas sobre jovens, Padre Anísio esclareceu: “A Santa Sé promoverá outros encontros, convidando as Igrejas locais à refletirem sobre isto. Claro, o Sínodo por mais que seja um Sínodo preparado com os jovens, junto com eles, na verdade é o Sínodo dos Bispos. Os jovens estão sendo ouvidos, mas a palavra final será do Papa, com a  publicação de uma exortação apostólica ”.


Padre Zezinho se encontra com o Papa


Quem também esteve presente no Vaticano, na semana do Seminário Internacional foi o Padre Zezinho, scj. Justamente no dia em que celebrou 51 anos (21), o sacerdote esteve na Casa Santa Marta - local em que são celebradas as missas diárias do Papa - onde foi realizada uma missa especial.


Na ocasião, um grupo de dez padres, dois bispos e um cardeal foi convidado para a missa com o Papa. "Já estive com cinco Papas e é sempre emocionante. Fiquei encantado. Me senti privilegiado em participar dessa missa com o Papa Francisco porque são poucas pessoas que podem. E ainda por estar comemorando 51 anos de sacerdócio. Fui convidado devido a minha aproximação com os jovens, pelos livros e CDs gravados", disse.


Após o encontro, o Padre Zezinho foi convidado a ser correspondente da Radio Vaticano. Ele aceitou e, a partir do mês de outubro, deverá enviar um artigo por semana, em que falará sobre os jovens.



Fonte: Com informações de G1 e Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.