Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
24.Fev - Dom Darci Nicioli comenta homenagem de escola de samba à Nossa Senhora

A Escola de samba de São Paulo, Unidos de Vila Maria, vai homenagear Nossa Senhora Aparecida no carnaval 2017.  “Aparecida, a Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro" é o tema do enredo da escola de Samba.



O Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci Nicioli comentou a homenagem que acontece nesta madrugada de sexta para sábado.


Confira na íntegra:


Caríssimos!


Convido-os a refletir sobre o fato de uma Escola de Samba de São Paulo, a Unidos de Vila Maria, tomar como tema os ‘300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida", no carnaval deste ano.


A imagem de Aparecida, em si, não é ‘propriedade’ da Igreja. Devemos ter como certo que o primeiro guardião da Imagem histórica é o Sr. Arcebispo de Aparecida, mas suas réplicas e representações são de domínio público. Portanto, qualquer devoto ou não, católico ou não, faz o uso que quiser deste símbolo religioso, sem possibilidade de oposição formal da parte de autoridade eclesiástica, a não ser por mera deferência ou respeitoso obséquio.


Daí que o agir de S. Emcia Revma D. Odilo e, à época, D. Raymundo Damaceno, foi oportuno para evitar o que poderia ser pior. Afinal, já que iriam levar a celebração do Jubileu dos 300 anos para o carnaval, melhor que o fizessem com a orientação desses irmãos bispos e de seus assessores.


Aqui é o caso de se considerar a assertiva: em certos situações vale buscar o mal menor!


De outra parte, como "sujar" as vestes na lida da missão, como anunciar em novos areópagos, como anunciar hoje o "Deus desconhecido", como ser Igreja em saída, se não deixarmos o nosso "reduto" e assumirmos certos riscos, ainda que calculados?


Ainda, é preciso manter a unidade. Juncti Valemus!


+ Darci José Nicioli, CSsR


Arcebispo de Diamantina MG



Fonte: A12

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.