Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
09.Jul - Hoje a Igreja celebra Santa Paulina, a primeira santa do Brasil

Nesta quarta-feira, 9 de julho, é celebrado o dia da primeira santa brasileira, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Em Nova Trento (SC), onde há o Santuário dedicado a ela, os festejos começaram no fim de junho e a grande comemoração acontecerá no próximo domingo, 12, já que tradicionalmente a festa litúrgica é realizada no segundo domingo do mês de julho. Conheça aqui a história desta que é uma santa para o nosso tempo.


Segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer, Santa Paulina nasceu em 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália. Recebeu dos pais o nome de Amábile Lúcia Visintainer.


Em 1875, migrou com sua família para o Brasil, país que adotou como sua pátria, estabelecendo-se na localidade de Vígolo, em Nova Trento (SC). Sua mãe faleceu no ano de 1887 e ela cuidou da família até seu pai contrair novo casamento.


Desde criança, ajudou na paróquia de Nova Trento, engajada na vida pastoral e social. Até que, em 12 de julho de 1890, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, junto a sua amiga Virginia Rosa Nicolodi. Elas cuidavam de Angela Viviani, em fase terminal de câncer, num casebre doado por Beniamino Gallotti. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a elas Teresa Anna Maule. As três transferiram a Congregação para a cidade de Nova Trento em 1894.


Em 1903, foi eleita superiora geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, foi para São Paulo, para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres na região do Ipiranga.







Foi chamada a viver na sede Geral da Congregação em 1918. Testemunhou uma vida de santidade e ajudou na elaboração da História da Congregação e no resgate do Carisma fundante.


Santa Paulina morreu aos 76 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade, pois viveu em grau heroico as virtudes de fé, esperança e caridade e demais virtudes.


Foi canonizada pelo Papa João Paulo II, em 19 de maio de 2002, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e passou a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.


Festa em honra da padroeira


No Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), acontece a festa em honra à padroeira, com o tema “Santa Paulina: Amor – Serviço” e o lema “Confiai! É Nosso Senhor que faz tudo”. Nesta quarta-feira, encerram-se as novenas e as celebrações das 11h e 15h recordam a entrada de Santa Paulina na casa do Pai, por meio do tríduo em preparação à festa.


No domingo, 12, a grande festa litúrgica de Santa Paulina vai contar com alvorada festiva às 5h30. Haverá Missas às 6h, 9h45, 12h, 14h e 16h. A partir das 8h30, uma procissão de fiéis com a imagem de Santa Paulina sai da frente do Casebre (ao lado da Capela Nossa Senhora de Lourdes) e segue até o Santuário.


Atualmente, o Santuário Santa Paulina recebe cerca de 70 mil visitantes ao mês, chegando a quase um milhão de visitas ao ano. Para a festa da padroeira, a estimativa é que, entre os dias dia 9 e 12 de julho, cerca de 20 mil peregrinos passem pelo local.


E, para marcar esta data, a ACI Digital oferece esta oração a Santa Paulina.


Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igrejaque tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.


(Pedir a graça desejada)


Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.


Pai-Nosso – Ave Maria – Glória


Santa Paulina, rogai por nós!


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.