Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
07.Fev - Igreja convida à oração e reflexão sobre a realidade do tráfico de pessoas

No dia 8 de fevereiro, dia de Santa Bakhita (padroeira das pessoas sequestradas e escravizadas), realiza-se a Jornada Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas promovida pela Rede Internacional da Vida Consagrada contra o tráfico de pessoas - Talitha Kum. 


Realizada desde 2015, nesse ano a campanha apresenta um novo elemento. Além da proposta de oração e reflexão, convida a focar um aspecto específico do vasto e complexo mundo do tráfico de seres humanos: o tráfico de crianças e adolescentes. 


Santa Josefina Bakhita foi sequestrada ainda criança no Sudão e foi vendida como escrava e enviada para Itália. Ela viveu os sofrimentos físicos e morais da escravidão, sendo vendida e comprada várias vezes. No dia de sua memória em 2015, Papa Francisco impeliu os governos a combaterem as causas do tráfico de pessoas, convidando a reconhecer que se trata de uma realidade global que “excede a competência de qualquer comunidade ou país, pelo que necessitamos, para o eliminar, de uma mobilização de dimensão semelhante à do próprio fenômeno”.


Na organização desse dia estão vários organismos da Igreja: Congregação para a Vida Consagrada, Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz, Pontifício Conselho para os Migrantes e Itinerantes, Academia das Ciências do Vaticano, Cáritas Internacional (CI), União Internacional das Mulheres Católicas (WUCWO) e o grupo de trabalho contra Tráfico de seres humanos da Comissão de Justiça e Paz da União Internacional das Superioras Gerais. 


"Hoje, unimo-nos a milhões de pessoas e organizações civis e eclesiais para acabar com este crime. O tráfico de pessoas é verdadeiramente um dos modos de escravidão do século XXI, que afeta e diz respeito a todos: ninguém pode ficar indiferente", indica nota da rede Talitha Kum. 


A rede Talitha Kum foi fundada em 2009 pelo desejo comum de coordenar e fortalecer as atividades contra o tráfico promovidas pela vida consagrada nos cinco continentes. Hoje está presente em mais de 70 países. 


Rede Um Grito Pela Vida que representa a iniciativa no Brasil disponibilizou diversos materias para a vivência desse dia. Veja no site: https://goo.gl/o1gk4Z


Nas redes sociais, os organizadores indicam o uso da hashtag #saocriancasnaoescravas para compartilhar informações e convidar para a Jornada Mundial de Oração.


Fonte: A12

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.