Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
21.Fev - Imagem de Nossa Senhora de Fátima será enviada ao Iraque

O patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, presidiu no último domingo (19) a Missa que reuniu milhares de pessoas no Hipódromo de Cascais, em Portugal, durante a qual foi abençoada uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que vai ser enviada para o Iraque.


Para Dom Manuel Clemente, esta celebração representou ‘um sinal de unidade’ dos cristãos portugueses para com os cristãos perseguidos no Iraque.


“Participemos nesta ação sagrada recordando e rezando por todos os nossos irmãos perseguidos, particularmente os do Iraque, para onde esta imagem será enviada, juntamente com os terços e dezenas que as nossas crianças fizeram”, disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, numa intervenção citada pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).


Antes do início da cerimónia, o patriarca de Lisboa sublinhou a importância do envio da imagem de Nossa Senhora de Fátima para o Iraque, “pois Maria é Mãe da Igreja tanto em Cascais como em Erbil. Por isso, a imagem de Nossa Senhora representa que a Igreja está onde está Maria e Maria está onde é preciso”, acrescentou.


A Diocese de Erbil acolheu milhares de cristãos que foram forçados a fugir das suas casas na ofensiva jihadista no Iraque, em agosto de 2014.


O envolvimento da Paróquia de Cascais com a diocese liga-se a uma campanha da Fundação AIS em favor da Clínica de São José, situada nesta cidade do Curdistão Iraquiano.


“Esta clínica permite o auxílio a cerca de 2800 pessoas que tiveram de fugir da Planície de Nínive nesse fatídico verão de 2014”, assinala a fundação pontifícia em comunicado.


Os donativos recolhidos durante a missa vão somar-se ao montante que vai ser entregue pela AIS em apoio à Clínica de São José, campanha que mereceu, em 2016, um contributo pessoal do Papa Francisco.


Para Dom Manuel Clemente, a adesão da Vigararia de Cascais à campanha da Fundação AIS em favor da Clínica de São José em Erbil é sinal da vitalidade e da solidariedade da própria Igreja.


“Igreja é isto: estarmos todos em torno de Jesus Cristo e onde Jesus Cristo nos solicita, que é a necessidade dos irmãos. E isso é o mais conveniente e oportuno que pode ser”, realçou.


Entre as pessoas que participaram na missa no Hipódromo de Cascais esteve o presidente da República Portuguesa.


“Achei muito impressionante pelo número de fiéis, muita juventude. A presença de Dom Manuel Clemente deu um significado especial. A bênção da imagem e dos terços são um testemunho de solidariedade relativamente aos católicos do Iraque perseguidos, além do contributo para a clínica, o que quer dizer que houve contributo material e espiritual para os irmãos iraquianos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à Rádio Renascença.


Fonte: Agência Ecclesia

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.