Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
27.Out - Inaugurado monumento em homenagem à Padroeira do Brasil na sede da CNBB

A obra de arte, instalada no jardim da sede da CNBB, foi abençoada pelo Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, em celebração que reuniu o Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, os bispos do Conselho Permanente, o Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci Nicioli, colaboradores do secretariado geral da Conferência, o reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida e o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio da Silva.


“É com muita alegria que inauguramos o terceiro monumento em homenagem à Padroeira do Brasil na sede da Igreja Católica, na Capital do país, local que representa toda unidade da Igreja. Estamos em sintonia com a Igreja no Brasil neste Ano Mariano e de festejos por todo o país”, afirmou o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio


O ecônomo do Santuário lembrou que ao todo três monumentos, concebidos por Cláudio Pastrohomenageiam Nossa Senhora Aparecida.


“Os dois primeiros, inaugurados no Vaticano e em Aparecida, são representados por uma canoa na base, a presença de três pescadores e uma rede estilizada, que remete a abundância de peixes. Esta terceira obra em Brasília é diferente, sendo em forma de pirâmide, abaixo do nicho pessoas representam o povo brasileiro que tem a Senhora Aparecida como protetora, e acima uma cruz, mostrando que a Mãe é “aquela que nos aponta o Cristo”, completou o ecônomo.


O Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha comentou que este monumento é sinal de amor e devoção a Nossa Senhora Aparecida.


“Que bom que esse monumento tão belo em homenagem a Nossa Senhora Aparecida esteja no coração do Brasil e na CNBB, como sinal do nosso amor a Nossa Senhora, a nossa devoção, mas também como sinal da comunhão. E nós nos unimos porque nos sentimos uma grande família que tem como mãe Nossa Senhora Aparecida”, completou Dom Sérgio.


Monumento


Feito em Aço Corten e Bronze, o monumento tem 6 metros de altura, 3 cm de espessura e pesa 4.110 quilos. A concepção artística é de autoria do artista Cláudio Pastro, falecido dia 19 de outubro, e com produção da Progetto Arte Poli, de Verona, na Itália, e instalação da Lótus Implantação de Projetos. O artista sacro autor da obra foi lembrado pelo cardeal Damasceno, durante a bênção.


A imagem de Nossa Senhora em bronze corresponde à Virgem vestida de sol. Sua razão é apontar o Cristo, com a cruz e a forma do monumento, um triângulo. Abaixo do nicho, o povo brasileiro que tem a Senhora Aparecida como protetora, Padroeira e Rainha de seu país, “aquela que nos aponta o Cristo”, reforçando que o Brasil é uma nação cristã. 


Monumento no Vaticano e Santuário de Aparecida


No dia 3 de setembro também foi inaugurado nos Jardins do Vaticano, em Roma, um monumento em homenagem a Padroeira do Brasil. Na ocasião, O Papa Francisco abençoou a obra dedicada à Padroeira do Brasil. A iniciativa da instalação do monumento partiu do Santuário Nacional, e foi articulada pela arquidiocese de Aparecida e pela Embaixada Brasileira no Vaticano.


Em Aparecida (SP), a inauguração de um monumento idêntico ao do Vaticano aconteceu no dia 8 de outubro, em meio as comemorações da Festa da Padroeira 2016.


Fotógrafo: A12

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.