Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
20.Mar - Livro do Papa 'Deus é Jovem' é lançado no Brasil e no mundo

Nesta terça-feira, 20, está sendo lançado no Brasil (e no mundo) o livro-entrevista do Papa Francisco “Deus é Jovem”.  Com tradução do Padre Joãozinho, o livro foi publicada no Brasil pela Editora Planeta a poucos dias do Domingo de Ramos e do Dia Mundial da Juventude – jornada celebrada este ano em nível diocesano, no dia 25 de março. A obra é resultado de conversa entre o Santo Padre e Thomas Leoncini, jornalista e escritor de 33 anos.


Algumas passagens do livro já foram divulgadas por quatro jornais italianos: “Il Corriere della Sera”, “La Repubblica”, “La Stampa” e “Avvenire”. Em uma delas, Francisco denuncia a precariedade do trabalho juvenil. “Não se pode aceitar a exploração, não se pode aceitar que muitos jovens sejam explorados pelos empregadores com falsas promessas, com pagamentos que nunca chegam, com a desculpa de que são jovens e estão em experiência”, alertou Francisco.


O Santo Padre também convida as novas gerações a rejeitar a corrupção. “Os jovens não devem aceitar a corrupção como se fosse um pecado como os outros, nunca devem acostumar-se à corrupção, porque aquilo que deixamos passar em branco hoje, amanhã acontecerá de novo”. O livro também reflete sobre o lugar das redes sociais, das novas tecnologias de comunicação, e sublinha a dimensão profética dos jovens.


Em “Deus é Jovem”, Francisco deixa conselhos para a necessidade de compreensão das novas gerações, desafiando os mais velhos a criarem uma sociedade com raízes. “Se queremos dialogar com um jovem, devemos ser ‘móveis’, e então será ele a diminuir a velocidade para nos ouvir, será ele a decidir fazê-lo. E quando diminuir a velocidade começará outro movimento: um movimento no qual o jovem começará a seguir o passo mais lentamente para ser ouvido, e os idosos acelerarão para encontrar o ponto de encontro. Jovens e idosos devem conversar uns com os outros e devem fazer isso cada vez mais frequentemente: isso é muito urgente”, recomenda.


Dois anos após o lançamento do livro “O nome de Deus é misericórdia”, publicado em mais de 100 países, “Deus é Jovem” antecipa a próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa para outubro, no Vaticano, e dedicada à realidade dos jovens na Igreja e na sociedade.


A reunião pré-sinodal, em preparação para o Sínodo dos Jovens 2019, está ocorrendo esta semana em Roma com mais de 300 participantes, incluindo cinco brasileiros.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.