Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
08.Mar - Não tiro o chapéu, mas o véu para as mulheres da Igreja

“Não tiro o chapéu, mas tiro o véu para as mulheres da Igreja”: palavras da Ir. Maria Inês Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, comentando o Dia Internacional da Mulher neste 8 de março.


 


A religiosa, porém, constata “com dor e lamento” que a Igreja ainda não deu voz e vez à mulher. “A conquista é árdua, mas tem que ser insistente”, afirma a presidente da CRB Nacional:Digo ainda com dor e lamento que a nossa Igreja ainda – digo com tranquilidade aqui na Rádio Vaticano – a não deu voz e vez à mulher. Não deu. Eu vou pelo Brasil afora, nas comunidades pequenas, as mais sofridas, quem está lá? Quem está sustentando comunidades são mulheres leigas e mulheres religiosas, a grande maioria de nossas comunidades. Os homens diriam “tirar o chapéu”; eu, como sou religiosa e tenho véu, tiro o véu para essas irmãs e essas leigas que eu vejo por aí Brasil afora. Eu acredito muito – é a minha posição pessoal bem tranquila e serena calcada no Evangelho e na experiência - em que nós mesmas construímos esse caminho. O protagonismo da mulher na Igreja é feito com a nossa caminhada, com a nossa influência, com o nosso papel, com o nosso testemunho, com a nossa força e a nossa garra.





A Igreja não é a CNBB


Para a Ir. Maria Inês, não se trata de ser “feministas exageradas”, mas de ser presença capaz de questionar e de dar um testemunho.


 


A Igreja não é formada por bispos e padres. A Igreja é o povo de Deus. Parece que a Igreja é a CNBB. A Igreja não é a CNBB, com todo carinho e respeito e ouvidos que damos à CNBB, que realmente é uma voz forte no Brasil. Mas não é toda a voz da Igreja. Essa conquista é árdua, mas tem que ser insistente.



Unidade


Para um maior reconhecimento, a religiosa aposta no diálogo:


 


Eu acredito na nossa Igreja e dou a minha parte e incentivo também os outros religiosos, religiosas, a fazerem bem a sua parte. E falo mesmo nas nossas assembleias: não adianta bater de frente e quebrar a unidade. Isso digo para os leigos e a leigas e principalmente para as religiosas: se você quebrar a unidade, o diálogo com o seu pároco, com o seu bispo, você perdeu o caminho.



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.