Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
05.Dez - No Vaticano, prefeitos europeus discutirão crise migratória

Evento foi convocado para atrair atenção internacional para refugiados 


Prefeitos de 80 cidades europeias se reunirão no Vaticano, nos dias 9 e 10 de dezembro, para um encontro sobre refugiados. Organizado na Casina Pio IV, nos Jardins Vaticanos, o evento é intitulado “Europa: os refugiados são nossos irmãos”.


Este encontro foi convocado pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais para atrair a atenção internacional sobre a ameaça à estabilidade mundial representada pelo crescente número de refugiados no planeta – um número que no momento supera 125 milhões.


Durante o evento, serão apresentadas e avaliadas propostas que, em seu conjunto, apostam na redução dos riscos de uma espiral de reações catastróficas a curto prazo e ampliam e consolidam os benefícios de reformas a longo prazo.


Ressalta-se a necessidade de passar de uma estratégia baseada na defesa e na guerra a uma estratégia mais focalizada no desenvolvimento sustentável e global, especialmente no caso dos países desenvolvidos. “Construir mais muros e barreiras não poderá deter milhões de migrantes em fuga da violência, da exclusão, da pobreza extrema, da fome, da sede, das doenças, da seca, de inundações e outros males. Somente a cooperação internacional para a conquista da justiça social pode ser a solução”, lê-se na convocação do encontro.


A Pontifícia Academia pede que os prefeitos coloquem à disposição suas competências para acolher e regularizar todos os migrantes e os refugiados. “É necessário que a voz dos prefeitos seja ouvida para promover a construção de pontes, e não de muros.”


Da Itália, estarão presentes prefeitos de cidades que acolhem grande números de migrantes, como Roma, Milão e Lampedusa. Na tarde de 9 de dezembro, está prevista uma audiência com o Papa Francisco.


Fonte: Canção Nova, com Rádio Vaticano

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.