Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
09.Nov - Os sacramentos são pagos? Papa Francisco responde com uma reflexão clara

Na Missa que presidiu nesta sexta-feira na capela da casa Santa Marta, o Papa Francisco respondeu à pergunta sobre se os sacramentos são pagos e explicou que os fiéis têm o dever de manter a Igreja, mas não “com uma lista de preços”.


Refletindo sobre a passagem do Evangelho de São João no qual Jesus expulsa os mercadores do templo, o Santo Padre disse que, na mente desses vendedores, “está o ídolo do dinheiro e todos os ídolos são sempre de ouro. E os ídolos escravizam”.


“Isso nos chama a atenção e nos faz pensar em como nós tratamos os nossos templos, as nossas igrejas; se realmente são casa de Deus, casa de oração, de encontro com o Senhor; se os sacerdotes favorecem isso. Ou se parecem com os mercados”, disse o Papa.


“Algumas vezes eu vi – não aqui em Roma, mas em outro lugar – vi uma lista de preços. ‘Mas como pagar pelos Sacramentos?’. ‘Não, é uma oferta’. Mas se querem dar uma oferta – e devem dá-la – que a coloquem na caixa das ofertas, escondido, que ninguém veja quanto está dando. Também hoje existe este perigo: ‘Mas devemos manter a Igreja. Sim, sim, sim, realmente’. Que os fiéis a mantenham, mas na caixa das ofertas, não com uma lista de preços”, assinalou o Santo Padre, segundo informa Vatican News.


 







“Pensemos em algumas celebrações de algum Sacramento talvez, ou comemorativas, onde você vai e vê: não sabe se é um local de culto, a casa de Deus ou um salão social. Algumas celebrações que escorregam para a mundanidade”, destacou o Pontífice.


“É verdade que as celebrações têm que ser bonitas – bonitas –, mas não mundanas, porque a mundanidade depende do deus dinheiro. É uma idolatria também. Isso nos faz pensar, e também no que diz respeito a nós: como é o nosso zelo pelas nossas igrejas, o respeito que nós temos ali quando entramos”.


O Papa refletiu ainda sobre a primeira leitura de São Paulo aos coríntios, indicando que o coração de cada um é “um templo: templo de Deus”. Assim, cada um deve se perguntar no coração se é “mundano e idolatra”.


 


“Eu não pergunto qual é o seu pecado, o meu pecado. Pergunto se existe dentro de você um ídolo, se há o senhor dinheiro. Porque quando existe o pecado há o Senhor Deus misericordioso que perdoa se você vai até Ele. Mas se há o outro senhor – o deus dinheiro – você é um idolatra, isto é, um corrupto”.


“O cerne da corrupção é justamente uma idolatria: é ter vendido a alma ao deus dinheiro, ao deus poder. É um idolatra”, concluiu o Pontífice.


 


Evangelho meditado pelo Papa Francisco:


Jo 2,13-22


13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.