Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
10.Nov - Papa concede ao Santuário Nacional título de Igreja-Catedral

Um decreto do Papa Francisco autorizou a transferência do título de Catedral Arquidiocesana de Aparecida da igreja Santo Antônio, em Guaratinguetá, ao Santuário Nacional de Aparecida. O documento foi enviado à Arquidiocese de Aparecida, no último dia 22 de outubro, e foi divulgado nessa semana pela instituição.


O Decreto da Congregação para os Bispos será promulgado pelo Delegado do Senhor Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, durante a Santa Missa a ser celebrada no dia 12 de novembro, às 9h, no Santuário Nacional.


“Com a transferência, fica extinto o título de Catedral do templo dedicado a Deus, em honra de Santo Antônio, na cidade de Guaratinguetá, passando, então, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ao grau e dignidade de Igreja-Catedral da mesma Arquidiocese”, destaca o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, em nota oficial. 


Segundo o cardeal, a transferência do título para o Santuário Nacional não retira a importância da igreja matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá, que é a primeira igreja da Arquidiocese.


Para o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida, a recepção desse título indica a importância do Santuário Nacional para a Igreja arquidiocesana. "A Catedral é a igreja oficial do Bispo, o bispo não tem uma paróquia, porque todas as paróquias são da Diocese, mas ele tem uma igreja oficial, a Catedral, e tem esse nome justamente por causa da cátedra. A cátedra está ligada a autoridade episcopal, e ele é e autoridade máxima, e por isso, a cátedra dele está ali". Segundo o reitor, o título consolida uma atitude já assumida pelo arcebispo. "Dom Damasceno sempre fez os seus anúncios oficiais e as celebrações aqui do Santuário porque ele entendeu sempre que o Santuário é a Catedral". 


O que representa uma Catedral


Um igreja-catedral é a igreja oficial do Bispo ou também igreja-mãe de todas as outras da diocese. Ela representa o sinal do magistério do Bispo e do seu poder como pastor daquela Igreja particular, bem como sinal da unidade dos fiéis na fé que o Bispo anuncia como autêntico pastor do rebanho. Nela fica a cátedra de um Bispo, que é a cadeira do bispo. 


Segundo José Aldazábal, grande liturgista, a palavra Cátedra tem sua origem no grego: kathedra, composta, por sua vez, da junção de duas palavras: kata (no alto) e hedra (assento). Da mesma raiz é a palavra cadeira. Chama-se cátedra a um assento solene.


Fotógrafo: A12

Fonte: A12

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.