Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
23.Nov - Papa exorta cristãos a serem construtores da paz

O Santo Padre concluiu suas atividades na manhã desta sexta-feira, 23, recebendo na Sala Clementina cerca de 200 membros da Fundação “Giorgio La Pira”, reunidos em Roma. Em discurso aos participantes do encontro sobre Giorgio, que dá nome à Fundação e é Venerável Servo de Deus, o Papa expressou seu desejo de que a reunião em Roma contribua para um maior compromisso com o desenvolvimento integral humano.


 


“Exorto-os, portanto, a dar valor às virtudes humanas e cristãs, que fazem parte do patrimônio ideal e espiritual do Venerável Giorgio La Pira. Assim, vocês poderão ser construtores da paz, arquitetos da justiça, testemunhas da solidariedade e da caridade, como também fermento dos valores evangélicos na sociedade, especialmente na esfera da cultura e da política”, comentou o Pontífice.


 


Giorgio, nasceu em Pozzallo, na Sicília, em 9 de janeiro de 1904 e faleceu em 5 de novembro de 1977. Foi um ativista católico e político italiano. Além da sua atividade profissional, participou do Movimento da Ação Católica. Em 1925 tornou-se membro da Ordem Terceira de São Domingos e, em 1928, membro do Instituto Secular dos Missionários da Realeza de Cristo e dirigente das Conferências de São Vicente Paulo.


 


Falando sobre a figura do estadista italiano, no âmbito do atual momento complexo da vida política italiana e internacional, Francisco disse que a Igreja precisa de fiéis leigos engajados na vida eclesial a serviço do bem comum. “É importante descobrir em Giorgio La Pira, uma figura exemplar para a Igreja e para o mundo moderno. Ele foi uma testemunha entusiasta do Evangelho e um profeta dos nossos tempos. A sua atitude e ação sempre foram inspiradas na perspectiva cristã”, sublinhou.


 


As atividades de Giorgio como professor universitário, sobretudo em Florença, Sena e Pisa, foram segundo o Santo Padre, multiformes: fundou várias obras de caridade, como a “Missa dos Pobres”. Como supervisor da revista “Princípios”, fez diversas críticas sobre o fascismo. Sendo perseguido pela polícia do então regime, foi obrigado a refugiar-se no Vaticano, na residência do então Substituto de Estado, o arcebispo Giovanni Battista Montini, futuro Papa Paulo VI.


 


De acordo com Francisco, o Venerável Servo de Deus contribuiu para a elaboração da Constituição Italiana, mas a sua missão, a serviço do bem comum, teve seu ápice como Prefeito de Florença, nos anos cinquenta, quando assumiu uma linha política aberta às necessidades do catolicismo social, dos últimos e das camadas mais frágeis da população.


 


O Pontífice ponderou: “Ele se comprometeu também com um grande programa para a promoção da paz social e internacional, promovendo conferências ‘pela a paz e a civilização cristã’, fazendo apelos vibrantes contra a guerra nuclear. Pela mesma razão, ele fez uma viagem histórica a Moscou, como político-diplomático, chegando a convocar, em 1965, em Florença, um Simpósio pela paz no Vietnã”.


 


Por isso, o Santo Padre encorajou os presentes a manter vivo e difundir o patrimônio da ação eclesial e social do Venerável Giorgio La Pira, sobretudo, seu testemunho de fé e amor pelos pobres e marginalizados, seu trabalho pela paz e atuação da mensagem social da Igreja católica. “O seu exemplo é precioso, especialmente para os que trabalham no setor público, chamados a serem vigilantes sobre as situações negativas que, São João Paulo II chamava ‘estruturas de pecado’: situações que atuavam na direção contrária à realização do bem comum e ao respeito da dignidade da pessoa”, afirmou o Papa.


 


“De fato, o Venerável Giorgio La Pira dizia: ‘A política é um compromisso de humanidade e santidade’ e, portanto, um caminho exigente de serviço e responsabilidade aos fiéis leigos, chamados à animação cristã das realidades temporais”, concluiu Francisco.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.