Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
21.Nov - Papa fecha Porta Santa e encerra o Ano da Misericórdia

O Papa Francisco fechou neste domingo, 20, a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, encerrando, assim, o Jubileu da Misericórdia, iniciado em 8 de dezembro do ano passado. 


Após fechar a Porta Santa, um dos símbolos do Jubileu Extraordinário, o Santo Padre presidiu a Santa Missa na Solenidade de Cristo Rei do Universo, concelebrando com os novos cardeais, criados ontem em Consistório, entre eles, o brasileiro Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF).  O Papa destacou que, embora se feche a Porta Santa, continua escancarada a verdadeira Porta da Misericórdia que é Cristo.


Na homilia, Francisco destacou que esse Ano da Misericórdia convidou a redescobrir o centro, a regressar ao essencial, contemplando o verdadeiro rosto do Rei Jesus e redescobrindo o rosto jovem e belo da Igreja. Para acolher essa realeza de Jesus, é preciso ser fiel a Ele, disse o Papa, mas muitas vezes ainda se cai na tentação de descer da cruz, procurando as seguranças gratificantes oferecidas pelo mundo.


“A misericórdia, levando-nos ao coração do Evangelho, anima-nos também a renunciar a hábitos e costumes que possam obstaculizar o serviço ao reino de Deus, a encontrar a nossa orientação apenas na realeza perene e humilde de Jesus, e não na acomodação às realezas precárias e aos poderes mutáveis de cada época”.


Francisco explicou que seria pouco acreditar que Jesus é Rei do Universo; é preciso que cada um faça dele Senhor de sua vida. Um auxílio para essa tarefa é o Evangelho do dia, que relata um momento de Jesus na cruz e traz três personagens em especial: o povo que olha, o grupo que está aos pés da cruz e um malfeitor crucificado ao lado de Jesus.


O povo era o mesmo que seguia Jesus, mas que diante da crucificação preferiu ficar distante, vendo o que acontecia. “Vendo certas circunstâncias da vida ou as nossas expectativas por realizar, podemos também nós ser tentados a manter a distância da realeza de Jesus, não aceitando completamente o escândalo do seu amor humilde, que interpela o nosso eu e o desassossega”, disse.


O segundo personagem são os chefes do povo, os soldados e um dos malfeitores, que tentavam Jesus para que renunciasse a reinar à maneira de Deus e o fizesse segundo a lógica do mundo.


O terceiro personagem elencado pelo Papa foi o malfeitor que pediu a misericórdia de Jesus na Cruz dizendo: “Jesus, lembra-Te de mim, quando estiveres no teu Reino”. “Pediu para ser lembrado, e saboreou a misericórdia de Deus: ‘Hoje estarás comigo no Paraíso’ (Lc 23, 43). Deus, logo que Lhe damos tal possibilidade, lembra-Se de nós. Está pronto a apagar completamente e para sempre o pecado, porque a sua memória não é como a nossa: não regista o mal feito, nem continua a ter em conta as ofensas sofridas. Deus não tem memória do pecado, mas de nós, de cada um de nós, seus filhos amados. E crê que é sempre possível recomeçar, levantar-se”, explicou o Santo Padre.


Francisco concluiu a homilia convidando os fiéis a pedir o dom desta memória viva e aberta, a graça de não se fechar diante das portas da reconciliação e do perdão, mas saber ultrapassar o mal e as divergências.


“Assim como Deus acredita em nós próprios, infinitamente para além dos nossos méritos, assim também nós somos chamados a infundir esperança e a dar uma oportunidade aos outros. Com efeito, embora se feche a Porta Santa, continua sempre escancarada para nós a verdadeira porta da misericórdia que é o Coração de Cristo”.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.