Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
03.Ago - Papa Francisco adverte sobre uma das causas do suicídio juvenil

O Papa Francisco teve um encontro na manhã de quinta-feira com estudantes jesuítas, no qual refletiu sobre as consequências do desemprego, que atualmente afeta muitos jovens e que se tornou uma das causas do suicídio juvenil.


Em um diálogo com os jesuítas que participaram do curso “European Jesuits in formation”, em Roma, o Santo Padre refletiu sobre as dificuldades que muitos jovens encontram no momento de entrar no mercado de trabalho.


O Pontífice sublinhou que “a pessoa que não tem um trabalho se sente sem dignidade. A falta de trabalho destrói a dignidade. Ainda mais: não se trata do fato de não poder comer, porque sempre podem ir à Caritas e te oferecem comida. O problema é não poder levar o pão para casa: isso destrói a dignidade”.


Francisco afirmou que, "quando vemos tantos jovens sem trabalho, deveríamos nos perguntar por quê. Certamente encontrarão a razão: existe uma reestruturação da economia mundial, onde a economia, que é concreta, deixa lugar à finança, que é abstrata. No centro, há a finança, e a finança é cruel: não é concreta, é abstrata”.







Em seu discurso, o Papa chamou a atenção sobre o crescente número de suicídios de jovens. “O número de suicídios de jovens está em aumento, mas os governos, não todos, não publicam os números exatos: publicam-no até certo ponto, porque é vergonhoso. E por que estes jovens se enforcam e se suicidam? Em quase todos os casos a principal razão é a falta de trabalho. Não conseguem se sentir úteis”.


Por outro lado, "outros jovens não optam pelo suicídio, mas buscam a alienação, buscam dependências, e hoje a dependência é um modo de fugir da falta de dignidade. Pensem que por detrás de cada dose de cocaína há uma grande indústria mundial que possibilita isso, e provavelmente, é onde circula a maior quantidade de dinheiro no mundo”.


Do mesmo modo, "outros jovens, através do celular, encontram coisas que envolvem como projeto de vida: ‘Ah, eu pego um avião e entro para o ISIS. Pelo menos vou ter milhares de dólares todos os meses e algo para fazer’. Isso é verdade, acontece!”.


“Suicídios, dependências e participação em guerrilhas são as três opções para os jovens de hoje quando não têm trabalho”, sublinhou.


Finalmente, assegurou que “o problema tem solução, mas precisa encontrar o modo certo, há necessidade da palavra profética, há necessidade da criatividade humana, fazer muitas coisas. É necessário sujar as mãos”.


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.