Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
03.Nov - Papa Francisco: fazer da identidade e pertença uma obra de arte

O Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem a Scholas Occurrentes, em Buenos Aires, por ocasião do terceiro Encontro Mundial de Jovens dessa fundação.


O evento, promovido por Scholas Occurrentes e a ONG Judaica ‘World Ort’, teve início nesta segunda-feira (29/10) e se encerrou nesta quinta, na capital Argentina. Conta com a participação de 400 jovens provenientes de mais de trinta cidades do mundo e tem como objetivo educar os jovens a um mundo mais humano e pacífico, vivendo a cultura do encontro.


 


Encontro de identidades diferentes


O Pontífice sublinha na vídeo-mensagem a importância do “encontro de identidades diferentes, porque para encontrar-se é preciso estar seguro da própria identidade”. Segundo o Papa, “não se negocia a própria identidade para encontrar o outro. Você não pode mascarar a sua identidade, não pode escondê-la, pois a vida não é um carnaval. É algo muito sério e um encontro deve ser sério, com muita alegria, mas sério de coração.”


Francisco sublinha que “a palavra identidade não é fácil. Trata-se da questão de quem eu sou. É uma das perguntas mais importantes que uma pessoa possa se fazer: diante de si mesma, diante dos outros, diante de Deus e diante da história. Quem sou?”


Segundo o Papa, esta pergunta acompanha a questão sobre “o significado da minha vida e quem eu sou. É uma pergunta a se fazer sempre. Sempre! Mantê-la aberta, próxima:  Quem sou eu?”


“A nossa identidade não é um dado que é estabelecido, não é um número de fábrica, não é uma informação que eu busco na internet para saber quem eu sou. Não somos algo totalmente definido, estabelecido. Estamos a caminho, estamos em crescimento, e aquele  núcleo de identidade cresce e nós caminhamos. Estamos crescendo com o nosso estilo, com a nossa história e com o nosso núcleo de identidade. Somos testemunhas, somos escritores e leitores de nossas vidas e não somos os únicos autores: somos o que Deus sonha para nós, aqueles que contamos, aqueles que voltamos para contar, aqueles que os outros contam, sempre e quando somos fiéis.”


 


Ser fiéis à coerência


“Fiéis à nossa integridade pessoal, fiéis à nossa nobreza interior, fiéis a uma palavra que as pessoas temem: fiéis à coerência. Não existem identidades de laboratórios. Toda identidade tem uma história, e porque existe uma história, pertence. A minha identidade vem de uma família, de um país e de uma comunidade. Vocês não podem falar de identidade sem falar de pertença. Identidade é pertencer. Pertencer a algo que me transcende, algo maior que eu”, frisa o Papa.


Para Francisco, um perigo em nossos tempos “é quando uma identidade esquece suas raízes, esquece de onde vem, esquece sua história, não se abre para a diferença da convivência atual, olha o outro com medo, o vê como um inimigo e a guerra começa ali. Basta ler todos os dias os jornais ou assistir ao telejornal: uma pequena guerra no início, quase imperceptível, porém, grande e terrível no final.”


Segundo o Papa, “para que a identidade não se torne violenta, não se torne autoritária, não se torne uma negação da diferença, necessita constantemente do encontro com o outro, do diálogo, precisa crescer a cada encontro, precisa da memória da pertença”.


Francisco conclui, pedindo a todos para cuidar de sua “identidade e pertença”, e a fazerem de sua identidade, da pertença que receberam, “uma obra de arte”.


Fonte: Comunidade Shalom

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.