Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
21.Fev - Papa Francisco inaugura reunião sobre o tema dos abusos pedindo valentia aos bispos

O Papa Francisco inaugurou este 21 de fevereiro o encontro com bispos de todo o mundo, entre eles os presidentes de todas as conferências episcopais da Igreja Católica, no qual os prelados junto do Santo Padre refletirão nos próximos 3 dias sobre a proteção de menores e animou os bispos a terem a valentia de buscar a cura para “as graves feridas do escândalo da pedofilia” na Igreja.


 


Depois da oração matutina no Sala Nova do Sínodo, o Santo Padre explicou que “ante o flagelo do abuso sexual perpetrado por homens da Igreja que prejudicaram os menores” ele decidiu convocar Patriarcas, Cardeais, Arcebispos, Bispos, Superiores Religiosos e outros responsáveis por alguns Dicastérios da Cúria Romana, para que “juntos escutemos o Espírito Santo e com docilidade ouçamos o clamor dos pequenos que pedem justiça”.


 


Deste modo, o Papa recordou aos 190 participantes do encontro, “o peso da responsabilidade pastoral e eclesiástica, que nos obriga a discutir juntos, de maneira sinodal, sincera e profunda sobre como enfrentar este mal que aflige a Igreja e a humanidade”.





“O santo povo de Deus nos olha e espera de nós não só uma mera e óbvia condenação do tema, e sim medidas concretas e efetivas", exclamou.




Neste sentido, o Pontífice animou os presentes a iniciarem este “caminho armados com a fé e o espírito de máxima parresia, valentia e concreção” e para isso,os participantes receberam um documento preparado por diversas Comissões e Conferências Episcopais, e que segundo o Papa, contém importantes critérios e “linhas gerais para ajudar na nossa reflexão”. Eles são “um ponto de partida”, porém não devem remover “a criatividade que deve haver neste encontro”, explicitou.


 


Do mesmo modo, o Papa Francisco agradeceu à Pontifícia Comissão para a proteção de menores, a Congregação para a Doutrina da Fé e aos membros do Comitê organizador “pelo excelente trabalho desenvolvido com grande compromisso para preparar este encontro”. “Muito obrigado!”, expressou.


 


Ao finalizar, o Santo Padre pediu ao Espírito Santo “nos sustentar nestes dias e nos ajudar a transformar este mal em uma oportunidade de consciência e de purificação” e à Virgem Maria para que os “ilumine para procurar curar as graves feridas que o escândalo da pedofilia causou, seja nos pequenos ou nos demais fiéis”, concluiu.


 


O programa do encontro prevê que de quinta-feira à sábado haja três conferências por dia, a primeira foi realizada pelo Cardeal Luis Antonio Tagle com o título “O aroma das ovelhas. Saber sua dor e curar suas feridas está no coração da tarefa do pastor”. Diariamente também os participantes terão espaço para as perguntas, trabalhos em diferentes grupos linguísticos e oração pela tarde com o testemunho de uma vítima de abusos.


 


Já no sábado pela tarde haverá uma liturgia penitencial e no domingo pela manhã uma celebração Eucarística concelebrada por todos os bispos e clérigos convidados. Ambos eventos terão lugar na Sala Régia do Vaticano. Ao concluir esta Eucaristia, o Papa Francisco pronunciará seu discurso final encerrando o evento.


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.