Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
03.Fev - Papa Francisco no ângelus: a verdadeira fé não exige milagres

Pouco antes de partir para os Emirados Árabes Unidos na tarde de hoje, o Santo Padre falou a milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para rezar com o Pontífice a oração do ângelus e partilhou algumas reflexões sobre o Evangelho deste domingo, que mostra Jesus sendo recebido com desdém pelos seus próprios conterrâneos e não pôde fazer milagres ali, ressaltando que ter fé implica entender a lógica da manifestação de Deus antes que exigir grandes sinais visíveis para só então acolher o Senhor Jesus e sua mensagem.


 


O Papa Francisco ressaltou que o relato do Evangelho proposto pela liturgia deste domingo (Lc 4,21-30) nos mostra que “o ministério público de Jesus começa com uma rejeição e com uma ameaça de morte, paradoxalmente propriamente por parte de seus concidadãos”.


 


“Ao viver a missão a Ele confiada pelo Pai, Jesus sabe que deve enfrentar o cansaço, a rejeição, a perseguição e a derrota. Um preço que, ontem como hoje, a autêntica profecia é chamada a pagar”, afirmou o Santo Padre.


 


“Deus quer a fé, eles querem milagres, os sinais; Deus quer salvar todos, e eles querem um Messias em favor dos interesses deles. E para explicar a lógica de Deus, Jesus dá o exemplo de dois grandes profetas antigos: Elias e Eliseu, que Deus mandou curar e salvar pessoas não judias, de outros povos, mas que tinham confiado em sua palavra”, destacou.





Diante deste convite a abrir o coração deles à gratuidade e à universalidade da salvação, continuou o Pontífice, os cidadãos de Nazaré se rebelam, e até mesmo assumem uma atitude agressiva, que degenera a tal ponto que “se levantaram e o expulsaram da cidade e o conduziram até um cimo da colina com a intenção de precipitá-lo de lá”. “A admiração do primeiro instante transformou-se numa agressão, uma rebelião contra Ele”, acrescentou o Papa.



 


O Pontífice observou que, porém, a dura rejeição não desencoraja Jesus: “Ele segue adiante por seu caminho, confiando no amor do Pai”, destacou.


 


“Também hoje, o mundo precisa ver profetas nos discípulos do Senhor, isto é, pessoas corajosas e perseverantes ao responder à vocação cristã. Pessoas que seguem o ‘impulso’ do Espírito Santo, que as envia a anunciar esperança e salvação aos pobres e aos excluídos; pessoas que seguem a lógica da fé e não dos milagres; pessoas dedicadas ao serviço de todos, sem privilégios e exclusões. Em poucas palavras: pessoas que se abrem a acolher em si mesmas a vontade do Pai e se comprometem a testemunhá-la fielmente aos outros”, afirmou.


 


Por fim, o Santo Padre aludiu à sua iminente partida, no início da tarde deste domingo, em breve viagem aos Emirados Árabes Unidos, pedindo a todos que o acompanhassem com suas orações. Francisco estará em Abu Dhabi deste domingo até a próxima terça-feira, 3 a 5 de fevereiro.


O Santo Padre despediu-se dos fiéis após a oração mariana lembrando a situação do Iêmen:


 


“Acompanho com grande preocupação a crise humanitária no Iêmen. A população encontra-se extenuada com o longo conflito e muitíssimas crianças padecem a fome, mas não se consegue ter acesso aos depósitos de alimentos. O grito destas crianças e de seus pais sobem a Deus. Faço apelo às partes envolvidas e à Comunidade internacional a fim de favorecer com urgência a observância dos acordos alcançados, assegurar a distribuição do alimento e trabalhar pelo bem da população. Convido todos a rezar pelos irmãos do Iêmen.”


 


Em seguida, o Santo Padre iniciou uma Ave-Maria e concluiu: “Rezemos forte, porque são crianças que têm fome, têm sede, que não têm medicamentos e estão em risco de morte. Levemos para casa conosco este pensamento.”


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.