Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
18.Abr - Páscoa deve reafirmar em cada um o sentido da missão, diz bispo na Missa de hoje na 56a Assembleia Geral da CNBB

O arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Antônio Fernando Saburido, presidiu a Missa desta quarta-feira, 18, na 56ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida (SP). A reflexão central de Dom Saburido girou em torno da Páscoa de Jesus, com ênfase para o “repartir o pão para todos”.


Durante esta semana, os fiéis têm refletido o capítulo seis do Evangelho de João, que relata a proximidade da Páscoa, festa dos judeus. Em vez de ir para Jerusalém, Jesus foi celebrar a Páscoa em uma região deserta e essa páscoa nova de Jesus, explicou Dom Fernando, consistiu em reunir uma grande multidão e ali repartir o pão para todos.


“A celebração da Páscoa deve reafirmar em nós todos os dias o sentido da missão: ser fonte de vida para todos e vida em plenitude. Nós bispos precisamos ser testemunhas da ressurreição nos dias de hoje”.


Dom Fernando explicou que esse contexto pascal recorda a história da fundação da Igreja e que a Primeira Leitura de hoje relata como havia perseguição à Igreja de Jerusalém, levando à dispersão dos apóstolos. “Toda testemunha corre o risco de sofrer perseguições. Graças a Deus temos no Brasil muitos irmãos e irmãs que vivem sua consagração à causa da justiça e da vida do nosso povo mais pobre, como fazem também tantos leigos e leigas a quem rendemos nossa homenagem, especialmente nesse Ano do Laicato, afinal o sacramento comum que recebemos é o Batismo”.


Atentando para o Evangelho de hoje, Dom Fernando destacou a fala de Jesus aos discípulos: “Eu sou o Pão da vida”. O arcebispo explicou o sentido de ser pão em todas as mesas, como será refletido no 18º Congresso Eucarístico Nacional que será realizado em Recife (PE) em 2020.


“O desafio é como fazer com que esse tema do nosso congresso não fique apenas na formulação, mas se traduza realmente em solidariedade e ajude nossas igrejas a retomar a Eucaristia como fonte e estímulo à verdadeira partilha do pão”.


Concluindo a homilia, o arcebispo destacou o pedido de Deus também aos fiéis de hoje para que ninguém se perca, ninguém seja excluído, assim como tem insistido o Papa Franisco. “Que nesse tempo pascal nossa Eucaristia que realizamos agora com o pão e o vinho, como Jesus mandou, nos ajude a retomar a mística da comunidade do quarto evangelho, que revelou a dimensão eucarística do lava pés, da multiplicação dos pães no deserto e nos pede hoje que façamos dessa comunhão um sacramento verdadeiro e eficaz de partilha, como canta a canção cantada por nossas comunidades. A mesa da Eucaristia nos quer ensinar que a ordem de Deus nosso Pai é o pão partilhar. Pão em todas as mesas, da Páscoa, a nova certeza: a festa haverá e o povo a cantar aleluia”.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.