Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
16.Nov - Processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja - diz cardeal

“O processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja e uma oportunidade para conhecer mais o bioma Amazônia e seus povos”, afirmou o cardeal Lorenzo Baldisseri durante a segunda reunião da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), realizada em Manaus nos dias 14 e 15 de novembro. O encontro teve como objetivo a partilha e avaliação do caminho em preparação para o Sínodo para a Amazônia, que será realizado de 6 a 27 de outubro de 2019.


 


Na reunião, que teve a participação de bispos delegados de diferentes países que compõem o território da panamazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Antilhas, foi continuado o processo sinodal iniciado em janeiro de 2018, em Puerto Maldonado – Peru, por ocasião da visita do Papa Francisco, que resultou na primeira reunião com a REPAM. A 1ª Reunião do Conselho Pré-Sinodal aconteceu em Roma, em abril deste ano, onde foi aprovado o Documento Preparatório do Sínodo, nomeado: “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”.


 


O Documento Preparatório, enviado a todas as jurisdições eclesiásticas de todo território Pan-Amazônico, é objeto de estudo e orientação no processo de escuta ao Povo de Deus na Pan-Amazônia, que vem mobilizando a Igreja, as comunidades, paróquias, vicariatos apostólicos, prelazias e dioceses. Estas atividades, que culminam em assembleias territoriais nos regionais, foram tema da reunião encerrada nesta quinta-feira, 15.


 


Os avanços, encaminhamentos, e os desafios que surgem ao longo do caminho foram destacados pelos agentes e membros da Repam, como fundamentais para a preparação do próximo Sínodo.  Cardeal Lorenzo Baldisseri, em nome do grupo, manifestou o agradecimento coletivo pela realização da reunião: “Agradecemos a oportunidade de fazer parte desta caminhada em conjunto. Conclui-se que o processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja e uma oportunidade para conhecer mais o bioma Amazônia e seus povos, para reconhecer suas lutas, resistências e para confirmar a caminhada da Igreja cada vez mais profética e comprometida com a causa do Reino de Deus nessa região”. 


 


Os agentes e membros da Repam afirmaram que a reunião foi um momento favorável e, contribuiu para tornar a Igreja mais “amazonizada”. Neste caminho sinodal, os agentes apontaram que a Igreja tem reconhecido as lutas e resistências dos povos amazônicos e vem confirmando uma caminhada cada vez mais profética e comprometida com a causa do Reino de Deus.


 


Durante o encontro, o cardeal falou do processo de preparação para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Francisco no passado, e ressaltou o forte apoio e testemunho do Santo Padre. “Ele [Papa] insiste numa Igreja sinodal onde acontece o diálogo e a escuta mútua dos bispos com representantes da Igreja e do Povo de Deus”, suscitou o prelado.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.