Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
04.Jul - Publicada Instrução sobre a Ordo virginum: em 2020 encontro mundial das virgens consagradas

Publicada a Instrução 'Ecclesia Sponsae Imago', sobre a Ordo virginum: o primeiro documento da Santa Sé que aprofunda e disciplina esta forma especial de vida consagrada, dedicada às mulheres. O cardeal João Braz de Aviz faz votos de que em 2020 realize-se em Roma um encontro mundial das virgens consagradas, para celebrar com o Pedro o 50º aniversário do Rito.



A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica publicou esta terça-feira a Instrução Ecclesiae Sponsae Imago sobre a Ordem das Virgens. O documento em italiano, inglês, francês e espanhol é assinado pelo prefeito do dicastério, cardeal João Braz de Aviz e pelo secretário, o arcebispo José Rodriguez Carballo


O cardeal brasileiro assim apresenta o documento:


"'As virgens consagradas são imagem da Igreja  esposa de Cristo', desta forma o decreto da Sagrada Congregação para o Culto Divino, que sob mandatado pelo Beato Papa Paulo VI promulgou o novo Rito da consagração das virgens, apresentava as mulheres consagradas na Ordo virginum. Era 31 de maio de 1970. Como acontecia nas comunidades apostólicas e na época patrística, após  séculos era concedida a possibilidade de receber esta consagração também as mulheres que permanecem em seu ordinário contexto de vida, e não mais reservado às monjas.


A Instrução Ecclesiae Sponsae Imago, que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica apresenta hoje, retoma essa definição. Depois do Rito litúrgico e das normas nela contidas, a Instrução é o primeiro documento da Sé Apostólica que aprofunda a fisionomia e a disciplina desta forma de vida.


Dentro de dois anos, em 2020, o Rito retomado celebrará o 50º aniversário. No meio século passado, com a resposta da Igreja particular, esta peculiar vocação feminina foi conhecida e amada em todo o mundo.


As virgens consagradas estão presentes em todos os Continentes, em numerosas Dioceses, e oferecem seu próprio testemunho de vida em todas os âmbitos da sociedade e da Igreja. Em 2016, durante o Ano da Vida Consagrada, uma estatística aproximada estimava a presença de mais de cinco mil virgens consagradas no mundo, em contínuo crescimento.


A Instrução sobre a Ordo virginum pretende responder aos pedidos que numerosos Bispos e virgens consagradas nestes últimos anos têm apresentado à Congregação para a Vida Consagrada sobre a vocação e o testemunho da Ordo virginum, a sua presença na Igreja universal, e – em particular - sobre a formação vocacional e discernimento.


Ecclesiae Imago sponsae quer ajudar a descobrir a beleza desta vocação, e contribuir para mostrar a beleza do Senhor que transfigura a vida de tantas mulheres que diariamente a experimentam.


Expresso hoje um desejo, o de organizar e concordar e ver reunidas em Roma virgens consagradas de todo o mundo, para um novo encontro internacional em 2020, para celebrar com Pedro, o 50º aniversário do Rito".


Documento em espanhol: https://is.gd/9ZARjS


Documento em italiano: https://is.gd/iQ9dyj


Documento em inglês: https://is.gd/QJIlT7


 



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.