Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
04.Mar - Quarta-feira de Cinzas: Deve-se responder quando o sacerdote impõe a cinza?

Na Missa que se celebra na Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, o sacerdote e os ministros que o assistem pronunciam uma fórmula quando impõem as cinzas na testa dos fiéis. Talvez alguém se perguntou se deve responder algo. A seguir, confira a explicação.


Em publicação em seu blog pessoal, Pe. Samuel Bonilla, conhecido como “Padre Sam”, indicou que dentro da Igreja Católica “normalmente cada fórmula tem uma resposta”, por exemplo, assinalou que ao receber a comunhão, o sacerdote diz “o Corpo de Cristo” e o fiel que o recebe diz “Amém”.


“Mas no caso da cinza, ao começar a Quaresma, deve-se responder algo quando o sacerdote ou o ministro nos impõe a cinza?”, perguntou Pe. Sam.







“Em seguida, o sacerdote impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, dizendo a cada um: ‘Arrependei-vos e acreditai no Evangelho’ (Mc 1,15) ou ‘Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás-de voltar’ (Gen 3,19)”.


Nesse documento, explicou Pe. Sam, “não indica nenhuma resposta. O que nos leva a concluir que não se responde nada, porque se houvesse resposta, seria especificada”.


“Portanto, quando o sacerdote ou ministro impõem a cinza na testa ou na cabeça, o fiel deve retirar-se em silêncio, meditando a frase/convite que lhe foi feita”, concluiu.


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.