Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
21.Nov - Reforma da Cúria: Papa cria seção especial da Secretaria de Estado

Prossegue a reforma da Cúria Romana: o Papa Francisco instituiu uma nova seção na Secretaria de Estado que será encarregada dos Núncios Apostólicos (embaixadores da Santa Sé no mundo). A Terceira seção, “para o pessoal diplomático da Santa Sé”, será administrada por Dom Jan Romeo Pawlowski, arcebispo polonês que desde dezembro de 2015 é o ‘delegado’ das representações pontifícias.


A Secretaria de Estado, dirigida pelo Cardeal Pietro Parolin, tinha até agora duas seções: a ‘Primeira’, para Assuntos gerais (considerada como o ‘Ministério do Interior’), dirigida por Dom Angelo Becciu, e a ‘Segunda’, dedicada às Relações com os Estados (‘Ministério do Exterior’), administrada pelo arcebispo inglês Paul Richard Gallagher.


A iniciativa do Papa visa “assegurar uma atenção mais fraterna e um acompanhamento humano, sacerdotal, espiritual e profissional mais solícito aos diplomatas e àqueles que se estão preparando para esta missão, os alunos da Pontifícia Academia Eclesiástica”.


A ‘Terceira’ Seção se ocupará das ‘ternas’ para a nomeação de núncios, transferências, formação inicial e permanente, condições de vida e de serviço, licenças, pessoal local e aspectos burocráticos das Nunciaturas. O delegado, Dom Pawlowski, visitará as sedes das representações no mundo e participará de reuniões semanais com o Secretário de Estado e os responsáveis pelas outras duas seções, com as quais trabalhará em estreita colaboração.


Fonte: Rádio Vaticano

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.