Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
04.Set - Setembro é o mês da Bíblia

Por Dom Francisco Carlos Bach, bispo da Dioccese de Joinville.


 


Setembro é o mês da Bíblia. Por que especificar um mês para a Palavra de Deus se ela é de valor permanente? A Igreja quer mostrar sua importância a fim de que, através da leitura constante e meditação das Sagradas Escrituras pelos fiéis, a Palavra da salvação esteja sempre presente aos nossos olhos. Mais ainda, que a meditando, possamos chegar à contemplação do amor de Deus e, por este caminho, estabelecer uma relação pessoal com o Senhor. Tal processo conduzirá cada cristão a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 


 


Somos convidados a incluir em nosso vocabulário a expressão “Leitura Orante”. Ela é um método que nos ajuda a rezar com a Bíblia. Não é um estudo para aumentar conhecimentos ou ter experiências extraordinárias. O objetivo é escutar o que Deus tem a dizer, a fim de conhecer a sua vontade e viver segundo o evangelho de Jesus Cristo. 


 


Escolheu-se este mês para colocar a Bíblia em relevo porque nele se comemora o dia de São Jerônimo. No século IV, quando a Igreja deixava as catacumbas e multiplicavam-se os fiéis, a pregação do Evangelho precisava ser intensificada. São Jerônimo tomou a si a obra imensa de traduzir para a linguagem popular de então, o latim, a partir dos originais escritos nas línguas hebraica, aramaica e grega, os livros bíblicos que contam o amor e a misericórdia de Deus que se comunica com a humanidade. A partir daí, a mesma Revelação pregada nos púlpitos e nas praças, traduzia-se igualmente nas esculturas e pinturas das catedrais para ensinar ao povo a Palavra e a História da Salvação. 


 


A Bíblia e a Tradição constituem o depósito da Palavra de Deus, confiada aos Apóstolos e aos seus sucessores pelo Senhor Jesus quando lhes ordenou que o evangelho prometido antes pelos profetas, completado e promulgado por Ele, fosse por eles pregado a todos os homens, como fonte de verdade geradora de salvação. A revelação do amor de Deus aos homens se faz de muitos modos. Destaque-se, neste artigo, a das Sagradas Escrituras. De muitos modos, nos diz a epístola aos Hebreus (cf. Heb 1, 1-12), Deus manifesta-se aos homens, mas de modo pleno em Jesus Cristo, a Palavra do Pai. Através dele somos levados para a completa e total união com a divindade. 


 


A compreensão da Bíblia, a partir de Jesus Cristo e da responsabilidade eclesial, leva-nos ao discipulado e à missionariedade. Ao Deus que se revela, deve-se a obediência da fé, nos ensina o Concílio Vaticano II na Constituição “Dei Verbum”, pela qual o homem livremente se entrega todo a Deus. Para tanto precisamos da graça de Deus, que move nossos corações à esperança e ao amor. 


 


Só é possível uma compreensão autêntica da revelação cristã compreendendo a ação do Espírito Santo. A própria Sagrada Escritura indica-nos a presença do Espírito Santo na história da salvação e especialmente na vida de Jesus Cristo. Ele é o espírito da Verdade que ensina todas as coisas e recorda tudo o que Jesus Cristo disse e fez, sustenta e inspira a Igreja no dever de anunciar a Palavra de Deus (cf. Exortação apostólica Verbum Domini, n. 15). Oxalá o nosso amor à Palavra de Deus leve-nos a um impulso de vida espiritual que nos aproxime sempre mais do Deus que tanto nos amou que se tornou um de nós em seu Filho, Jesus Cristo.


Fonte: Diocese de Joinville

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.