Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
07.Fev - Tráfico de pessoas: dia de oração será celebrado nesta sexta-feira


Uma coletiva de imprensa no Vaticano nesta quinta-feira, 7, apresentou o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, celebrado amanhã. A data é promovida pela União Internacional dos Superiores Gerais e celebrada anualmente em 8 de fevereiro, dia de Santa Josefina Bakhita. O tema deste ano é “Juntos contra o tráfico de pessoas”.


 


O sub-secretário da seção migrantes e refugiados do órgão vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, padre Michael Czerny, pontuou aos jornalistas que as orientações pastorais do Vaticano nesse assunto ajudam a enxergar mais claramente as causas do tráfico humano persistir ainda em pleno século 21, bem como entender como esse “comércio maligno” funciona.


 


“As testemunhas descreverão uma decepção inimaginável, coerção e sofrimento. As testemunhas mostrarão concretamente o que pode ser roubado de uma vida humana para o prazer e o lucro de outras pessoas”.


 


Padre Michael destacou ainda que, no coração da história de cada vítima, está a dignidade inviolável e sagrada da pessoa humana. E no coração da libertação de cada sobrevivente está a solidariedade dos outros. “Os primeiros a oferecer solidariedade foram e são as Irmãs, que trabalham em silêncio e de forma conjunta, e sua rede mundial está aqui, Talitha Kum”.


 


A coordenadora internacional da rede contra o tráfico Talitha Kum, irmã Gabriela Bottani, também estava presente na coletiva e apresentou aos jornalistas um pouco do trabalho da rede . Ela lembrou que, neste ano, celebram-se os 10 anos de atividade da rede Talitha Kum na luta contra o tráfico de pessoas nos cinco continentes.


 


Hoje, a rede desenvolve atividades de prevenção, sensibilização, proteção, parceria e oração em 77 países nos cinco continentes: 13 na África, 13 na Ásia, 17 na América, 31 na Europa e 2 na Oceania. Nos 34 países onde não há redes nacionais, as coordenações regionais ou continentais têm grupos ou pessoas de contato.


 


Ela também comentou a escolha do tema para a data neste ano – “juntos contra o tráfico” – “somente através de um trabalho conjunto, de fato, é possível responder ao desafio do tráfico, promover e reforçar o diálogo e a cooperação entre as partes interessadas e lutar contra quem explora o ‘sonho’ de milhares de pessoas que buscam melhorar as próprias condições de vida”, afirmou a religiosa.


 


Irmã Gabriela anunciou ainda a primeira Assembleia Geral da Rede, que será de 22 a 28 de setembro próximo, e reunirá mais de 90 irmãs, em todo o mundo, empenhadas na luta contra o tráfico de pessoas.



 


Também presente na coletiva de hoje, o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa,  Padre Frederic Fornos, falou aos jornalistas sobre o Vídeo do Papa nesse mês de fevereiro, em que o Pontífice pede oração justamente pelas vítimas do tráfico humano.


 


Ele enfatizou o empenho do Papa Francisco na luta contra esse flagelo, recordando as diversas ocasiões em que o Pontífice se pronunciou a respeito e teve iniciativas de oração pelas vítimas.


 


“Para Francisco, não são números, são nomes, rostos, histórias concretas, são nossos irmãos e irmãs na humanidade (…). Escutem as palavras fortes do Papa neste vídeo: ‘diante dessa realidade trágica, ninguém pode lavar as mãos se não quer ser, de certo modo, cúmplice deste crime contra a humanidade”.


 


O sacerdote pontuou ainda a importância de trabalhar em campanhas de difusão, em nível nacional e internacional, com relação ao tema, e nisso trabalha a Rede Mundial de Oração do Papa com o vídeo desse mês de fevereiro.


 


“Esta tragédia não pode ser ignorada, peçamos, por favor, para torná-la notável a todos. Todavia, denunciar a nossa cumplicidade não basta, por esse motivo é também uma intenção de oração do Papa: ‘Rezemos pelo acolhimento generoso das vítimas do tráfico de pessoas, da prostituição forçada e da violência”



Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.