Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
02.Dez - Vaticano lança Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa para 2019

O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, foi encarregado de apresentar o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco e que será celebrado em outubro 2019.


 


Na Sala de Imprensa Santa Sé, na manhã de sexta0feira, 30 de novembro, o Purpurado sublinhou que os missionários devem ser "embaixadores de Cristo" tendo sempre Jesus e a Igreja como referência e não os países de origem.


 


O Cardeal Filoni destacou a importância da decisão do Santo Padre de ter convocado este Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de "despertar ainda mais a consciência missionária da missio ad gentes e de retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral".


 


Nesse sentido, o Cardeal Filoni citou o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, onde estimula a Igreja a não ter medo de fazer "uma opção missionária capaz de transformar tudo para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se converta em um canal apropriado para a evangelização do mundo atual".





Além disso, recordou importantes documentos do magistério neste âmbito, como os publicados por São Paulo VI como o decreto Ad Gentes de 1965, a respeito da atividade missionária da Igreja, e a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi sobre a evangelização no mundo contemporâneo, em 8 de dezembro de 1975 .



 


O Purpurado italiano também recordou que na sexta-feira foi o aniversário da promulgação da Carta Apostólica Maximum illud sobre a propagação da fé católica em todo o mundo, na qual, em 1919, o Papa Bento XV pediu aos missionários evitar os nacionalismos.


 


Por sua parte, o presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos, Dom Giampietro Dal Toso, ressaltou o tema deste Mês Missionário Extraordinário, "Batizados e enviados. A Igreja de Cristo em missão no mundo”, que destaca que estão chamados à missão “não só os vértices da Igreja, mas todos os batizados”.


 


"O batizado é um profeta porque se faz Palavra de Deus", disse Dom Dal Toso e destacou a importância do conteúdo da missão que é "o anúncio de Cristo que salva". "A Igreja é enviada ao mundo para ajudar a transformá-lo, porque o mundo também precisa deste anúncio", reiterou.


 


Lançamento do site oficial




Finalmente, o diretor da agência vaticana Fides, Pe. Fabrizio Meroni apresentou o site oficial do Mês Missionário Extraordinário http://www.october2019.va, que até então está somente em inglês e italiano, mas até o final deste ano também estará disponível em espanhol, francês e português.


 


Esta iniciativa é um movimento missionário que através deste instrumento também poderá motivar as igrejas locais para que elas mesmas estejam em permanente estado missionário, "que a missão seja o paradigma da própria Igreja", disse o sacerdote.


 


Por fim, estará à disposição um manual de preparação para este Mês Missionário Extraordinário, no qual serão apresentados diferentes testemunhos da missão, bem como diferentes temas como os leigos e as famílias em missão no mundo, os consagrados, os movimentos eclesiais, as religiões e culturas no diálogo, a pobreza e a justiça social.


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.