Padre Fellinto
A Igreja no Brasil
 
 
10.Set - Viver a novidade do Evangelho, não as novidades mundanas, pede Papa

“A novidade do Evangelho, a novidade de Cristo não é somente transformar a nossa alma. É transformar tudo em nós: alma, espírito e corpo, tudo, ou seja, transformar o vinho, o fermento, em odres novos”. A frase é parte da homilia do Papa Francisco, proferida na Casa Santa Marta, nesta segunda-feira, 10.


Na ocasião, o Santo Padre recordou a constatação do apóstolo Paulo, extraída da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, quanto a vivência de uma vida dupla por parte de muitos cristãos.


No texto, o Papa retomou a lembrança de Paulo, que afirma ser preciso um novo fermento para uma nova massa. “Jesus tinha dito: ‘Vinhos novos em odres novos’”, frisou o Pontífice. “A novidade do Evangelho é absoluta e total e só pode ser vivida por quem a entendeu (…) O Evangelho abrange o ser humano totalmente, porque o transforma de dentro para fora”, comentou.


Segundo Francisco, a novidade totalizadora do Evangelho transforma todas as coisas, e não é uma ideologia ou um modo de viver social junto com os costumes pagãos. “A novidade do Evangelho é a Ressurreição de Cristo, é o Espírito que ele nos enviou para nos acompanhar na vida”, pontuou Francisco, afirmando que os cristãos são homens e mulheres de novidade, não das novidades.


“Essa gente que vive das novidades propostas pelo mundo é mundana, não aceita toda a novidade. Há um confronto entre ‘a novidade’ de Jesus Cristo e ‘as novidades’ que o mundo nos propõe para viver”, alertou.


Para o Papa, as pessoas que o Apóstolo Paulo condena são “mornas”, imorais, pessoas que simulam, pessoas formais e hipócritas, diferente dos cristãos que se reconhecem fracos e pecadores, e confessam a Jesus Cristo, que veio para o perdão dos pecados. O que não é permitido ao cristão, de acordo com Francisco, é o convívio com as novidades mundanas. “Jesus disse no Evangelho: ‘Fiquem atentos quando lhes disserem: o Cristo está ali, está lá, … As novidades são isso: não, a salvação está com este, com aquele’. Cristo é um só. E Cristo é claro na sua mensagem”, afirmou.


O Santo Padre destacou também qual é o caminho daqueles que seguem Cristo: “O caminho rumo ao martírio”.


Ele fez questão de recordar que o martírio nem sempre é sangrento, mas acompanha o cristão todos os dias. “Nós estamos nas ruas e somos olhados pelo grande acusador que desperta os acusadores de hoje para nos pegar em contradição”, alertou. O Papa enfatizou que o cristão não deve negociar com as novidades. “Não devemos ‘enfraquecer’ o anúncio do Evangelho”, concluiu.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
 
 

Copyright ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/fellinto/public_html/index.php on line 204
2019 Padre Fellinto. Todos os direitos reservados.